terça-feira, 3 de novembro de 2009

Esquizofrenia

Domingo, 01/11/2009, o programa Pânico na TV, da RedeTV, revelou o que todos nós já sabíamos, o "comediante" Zina, do bordão "Ronaldo", tem uma doença chamada Esquizofrenia, no caso dele é a Esquizofrenia f20.

O assunto Esquizofrenia está em alta, há um tempo atrás o ator Bruno Gagliasso interpretou o papel de um portador de esquizofrenia em uma novela global. Eu não tinha tantas informações sobre essa doença e pesquisei bastante para saber um pouco mais. Entre essa pesquisa, vi um texto da sra Mariana Araguaia (Graduada em Biologia) e achei muito bom, além da ótima escrita, está muito bem explicado, então, como não obtive um conhecimento digno e necessário para elaborar uma postagem sobre essa doença, consegui a autorização para fazer um resumo e postar um pouco do ótimo texto dela. Então, vamos lá.


A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica na qual o indivíduo portador tende a perder o contato com a realidade, podendo sofrer delírios e alucinações, com a total convicção de que estes são eventos verdadeiros. De ocorrência igual tanto em homens quanto em mulheres, tende a se manifestar no fim da juventude e início da idade adulta. Entretanto, a evolução nas mulheres é mais lenta e os sintomas, menores. Acredita-se que os hormônios sexuais femininos têm importante papel neste fato, já que atuam no cérebro de forma semelhante aos antipsicóticos. Aproximadamente 5% da população mundial é esquizofrênica.

Não se sabe, exatamente, quais as causas e fatores que desencadeiam esta doença. Entretanto, é de conhecimento que muitos fatores, tanto genéticos quanto ambientais, causam ou impedem o desencadeamento da doença.

Os portadores geralmente se veem perseguidos, fazendo parte de um complô; e ouvem vozes que os orientam em relação ao que fazer. Estes comportamentos, denominados na psiquiatria como sintomas positivos, são os mais perceptíveis. Entretanto, as esquizofrenias se iniciam, na maioria das vezes, com os sintomas negativos, que são desânimo, olhar distante e tensão e ansiedade extremas – a fase chamada trema psicótico.

Geralmente os familiares e amigos percebem esta mudança, e com o tempo passam a desconfiar do uso de drogas. Em alguns casos, isso realmente acontece, mas é uma consequência de tais sintomas, e não as causas. Isso porque o paciente tenta buscar o efeito sedativo e tranquilizante que algumas drogas, como o álcool e a maconha, podem proporcionar.

Causando muitos danos ao portador, pode provocar distúrbios de personalidade e abandono de suas atividades habituais, caso o tratamento não seja feito o mais precocemente possível. O diagnóstico é unicamente clínico, excluindo outras possíveis causas.

É imprescindível o uso de antipsicóticos, prescritos pelo psiquiatra, e tratamento focando a reintegração à sociedade, como acompanhamento psicoterápico ou participação em programas específicos. A presença e participação da família são também de extrema importância, sendo necessário que estes recebam a devida orientação dos profissionais, quanto a como proceder com o indivíduo em questão.

Observação: com o tratamento precoce e adequado, existe possibilidade de o paciente se recuperar completamente.

Para quem não tem tantas informações sobre essa doença, creio que esse texto ajude muito.

Tem algum artigo bacana? Participe do espaço "Artigo do Leitor", seu artigo será analisado e em breve será postado. Interessados entrar em contato pelo e-mail vini_lokoabc@hotmail.com.

Abraços,

Vinicius Gabriel.


Comunidade no Orkut
Twitter

59 comentários:

L ! 3 de novembro de 2009 às 00:41  

Mto rico em informação esse teu post, Vinícius!
Como vc bem disse: 'Muita gente não tem conhecimento do que vem a ser a doença', e teu propósito em fazer com que elas saibam, é mto nobre!
Meus parabéns!
^.^'

http://adytaness.blogspot.com/

[ Visite-o ]

At 3 de novembro de 2009 às 00:45  

Caramba, tava por fora geralz D:
me falaram so algo com cocaina e pa D:
muito bad isso pensei que ele ia mudar de vida agora, ganhando as coisas e pa ;/

Aniinha Torres 3 de novembro de 2009 às 01:21  

Pôw, fiiqeei sabendo por alto desse assunto, mas me atualizei melhor aqii!!
Mto legaal seu BLOG heiin!! ;*

Blog do Jeco 3 de novembro de 2009 às 01:48  

Olá, tudo jóia com vocês?
.
Sou um leigo quanto a esse assunto,mas como foi dito no post, há quem pense que tudo isso é proveniente de uso de drogas.
.
Eu, por exemplo, cheguei a conhecer uma pessoa com essa doença. Ela manisfestava alucinações durante a noite e durante o dia, parecia ser uma pessoa sem problema algum
.
Fico triste por não ter mais o que expressar a respeito..
Abraços...

Esklerosados 3 de novembro de 2009 às 01:49  

Esquizofrenia é minha doença mental favorita, em ficção claro,adoro ler sobre a doença e tem um filme bom sobre isso, o meu favorito Donnie Darko, é bom pra doidos como eu... visita eu !
http://esklerosemultipla.blogspot.com/

Anônimo,  3 de novembro de 2009 às 05:04  

Interessante como voce pesquisou sobre o assunto! Muitas pessoas "julgam" mal os portadores dessa doenca por falta de informacao. Parabens pela iniciativa e pelo otimo texto!!

http://passatempo-s.blogspot.com/

Rômulo Lopes 3 de novembro de 2009 às 08:29  

Esse texto serviu pra tirar minha dúvida... eu pensei que ele era assim por causa do uso excessivo de drogas.

Luiz Lukas Copaseut 3 de novembro de 2009 às 08:48  

É sempre interessante sabermos da realidade dos outros para poder analisar os acontecimentos. Creio que depois do fato ocorrido com o Zina muito o julgaram como maconheiro e somente agora a Redetv encontrou a necessidade de contar a verdade sobre o 'personagem' Zina

Mateus Bernstein 3 de novembro de 2009 às 09:23  

bah, duvido muito que ele tenha alguma coisa. na minha opinião, parece uma jogada da Rede TV - tanto pra ganhar mais audiência quanto pra justificar a cocaína que foi encontrada com ele recentemente.

quando aparece no programa, ele praticamente não apresenta nenhum dos sintomas de que são acometidos os esquizofrênicos.

Nando! 3 de novembro de 2009 às 09:30  

Não sabia q ele tinha Esquizofrenia não!

Vinicius Colares 3 de novembro de 2009 às 09:55  

realmente bem informativo!
mas sobre o Zina, ele realmente não tem como ser normal, tá na cara dele que ele tem algum disturbio!
espero que o pessoal do pânico o ajudem de verda, e não fiquem apenas explorando a imagem dele!

Silvio Junior Wencevoski 3 de novembro de 2009 às 10:18  

Sei lá, não conhecia e também não faço questão de conhecer o cara.

Que ele volte e bem e tenha sucesso.

Abraços.

Anônimo,  3 de novembro de 2009 às 10:45  

Olha,falar de Esquizofrenia é um papo meio complicado,por isso eu prefiro não me pronunciar.So dizer que,com fé e com a ajuda de todos do Pânico,o Zina ou seja qual for seu nome irá se recuperar,pode ser que não toralmente ou totalmente,so o tmeepo poderá dizer!Mas ,as drogas, se ele quizer MESMO,ele consegue se recuperar.
Beijos

Jhonny Master 3 de novembro de 2009 às 10:45  

"Ontem, 01/11/2009, o programa Pânico na TV, da RedeTV, revelou o que todos nós já sabíamos,"

skopskpoks, ri alto... Na verdade o Pânico na TV conseguiu limpar a sua imagem muito bem bolado, usou o vício como uma doença ! Mas não deixa de ser néah!?

Alexandre 3 de novembro de 2009 às 10:52  

A esquizofrenia patológica é realmente algo triste, mas pior ainda é a esquizofrenia social.

Abração!!

http://criticodostempos.blogspot.com

Erich Pontoldio 3 de novembro de 2009 às 10:56  

O lado chato de tudo isso foi o pânico usar o Zina como se fosse uma aberração para atrair audiencia

Matheus T. 3 de novembro de 2009 às 11:01  

fiquei com pena do zina pelo que aconteceu...

Unknown 3 de novembro de 2009 às 11:04  

mandou bem ein parceiro.
cada vez que eu passo aqui eu ma surpreendo. bem informativo, eu realmente não sabia algumas coisas a respeito dessa doença.
agora eu to sabendo.
schraubles também é informação.
valeu aí parceiro.

Marcus 3 de novembro de 2009 às 12:11  

Eu não sabia que ele tinha não, mas parece que ele foi pego com drogas.

Anônimo,  3 de novembro de 2009 às 12:13  

Excelente postagem...a divulgação da doença é vital pra pessoas q tem essa doença q é incurável...

Passa lá e comenta tb:
http://caopelado.blogspot.com/

Arnek 3 de novembro de 2009 às 12:18  

Acho que o pessoal critica muito o panico mas , o progama esta de parabens pelo apoio que esta prestando ao zina a oportunidade que ele poderia nunca ter


http://midiasocialbrasil.blogspot.com/

Lalli Carvalho 3 de novembro de 2009 às 12:21  

que ele tenha conciencia de que precisa ser tratado. Forças (yn)

Anônimo,  3 de novembro de 2009 às 12:22  

Tomara que se recupere, deram dinheriro e fama para ele mas esqueceram da educação, então ele já tem uma lição de vida, aprendeu do pior jeito.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/blogdorubinho

Tatiane Rosa 3 de novembro de 2009 às 12:32  

Já falei de esquizofrenia em meu blog como tbm já atendi portadores desta doença,texto muito bem elaborado,vc trouxe um exemplo atual e acho que a equipe do pânico da TV devia dar um apoio psiquiátrico ao Zina porque pelo que vejo sua patologia não é das mais graves aos tipos de crises esquizofrenicas existentes,então haverá grandes resultados.

kbritovb 3 de novembro de 2009 às 12:33  

pra mim foi mais pra aliviar a barra do panico ja que a imagem dele tá diretamente ligada ao do programa
e ele foi preso com drogas

FabioZen 3 de novembro de 2009 às 12:38  

Que surpresa divulgarem isso agora...nem parecia.Gosto muito do Pânico,mas eles andam exagerando em explorar o Zina,ou a aparencia(fisica e intelectual) das pessoas.Eles tem potencial para fazerem coisas melhores.

Pedro Prado 3 de novembro de 2009 às 16:05  

Esquizofrenia é foda!!
Muito legal seu post , bastante informativo!!
=)

Juan Diniz 3 de novembro de 2009 às 16:06  

- Ta de parabéns seu blogspot, vlw

Arnek 3 de novembro de 2009 às 16:10  

A ferramenta twitter feed e ligada diratamente no blog 1 postando ja vai automaticamente no twitter ou facebook

http://midiasocialbrasil.blogspot.com/

PHEULiz 3 de novembro de 2009 às 16:25  

Essa doença mental é terrível!

Pobre esponja 3 de novembro de 2009 às 16:26  

Tenho dó do Zina, mas, na boa :esse cara é o mais cagado do ano. Celebridade anárquica do milênio. Tomare que se cuide e se cure.

abç
Pobre Esponja

Alessa 3 de novembro de 2009 às 16:42  

A esquizofrenia é uma psicopatologia muito dificil de se lidar. Tem que ter apoio da familia e das pessoas próximas. Eu ainda nao fui diagnosticada como esquizofrenica, mas tenho todos os sintomas. Espero que a esquizofrenia nao vire modinha como a depressao e a bipolaridade. Modinha? Como modinha? Simples, vc entra no consultorio medico e diz que hora está feliz e hora está triste. Logo vc é um bipolar. Mas esquecem até mesmo os especialistas que a bipolaridade nos impede de realizar planos e planejamentos, nos atraplha no dia a dia e nos causam dor, sofrimento, angustia, medos e problemas e dificuldade para encarar o dia a dia. Muito boa sua postagem. Abordou um assunto interessante. Parabens.

David Iannini 3 de novembro de 2009 às 19:15  

Já fui diagnosticado como esquizofrenico e até me internei em uma clinica psiquiatrica, mas depois descubriram que era apenas uma depressão...
Convivi com alguns esquizofrenicos na clínica e achei eles super bacanas. Mas ainda existe falta de informação e preconceito com eles...

Esther 4 de novembro de 2009 às 18:29  

pois é, é uma doença e como tal difícil de ser tratada, conheço alguns casos bem interessantes!
o que eunao sabia era deste caso em particular, ele é corajoso em misturar os medicamentos que ele deve tomar já que precisa e droga pesada como coca...

meu Deus!!!


ótimo post! como sempre vc se superou na pesquisa!!

Itamar (japa) 4 de novembro de 2009 às 23:25  

tem um selo pra seu blog no LOCO MUNDO, falow!

http://locomundojapa.blogspot.com/2009/11/selo-n-6.html

Fernanda Sandrini 5 de novembro de 2009 às 18:49  

Olá Vini e Carol,
Tem selinhos para vcs no meu blog.
abraços

Maria Lia 6 de novembro de 2009 às 22:30  

é.. esquizofrenia é uma doença séria, e pode mudar toda a rotina e estrutura de uma família. Mas é importante que haja essa informação, tanto para o melhor tratamento do portador qnt para a família.
Parabéns por tratar do assunto.

Ouvi dizer que o uso de drogas pode acelerar a manifestação dos sintomas.. não sei se essa informação procede...

beijos

Camila O. 7 de novembro de 2009 às 00:22  

Zina... haha Puta sacanagem!

Eu tenho esquizofrenia! òó

Mas 'tá massa o post. :)

Lee 8 de novembro de 2009 às 14:23  

Muito interessante esse post. Eu pensava que a esquizofrenia não tinha cura.

Adriana Resende 9 de novembro de 2009 às 09:06  

Assim como ele quem sofre desta doença, assim como de todas as outras existentes, merecem sim oportunidades, tratamentos e respeito das outras pessoas.
Parabéns pelo post.

Abraços.

Marciano Gomes 10 de novembro de 2009 às 22:16  

Ronaldooooo .... hehehe .... faz pena esse drama do Zina viu ... coitado ... mas o panico ja ta enchendo o saco tb com isso !!!

Publicidade Esportiva 16 de novembro de 2009 às 19:09  

A mídia fez um rebuliço danado sobre o ZIna...

Achei que o Pânico defendeu à altura o seu empregado, dos ataques dos concorrentes, explicando a situação do artista e a doença.

Apontando tbm as falhas do governo na prevenção e dos cuidados da doença.

Abraçossssss

Treze Tatuagens 18 de novembro de 2009 às 19:46  

Olá, cheguei até aqui de um tópico no orkut. Gostei muito do seu blog, podemos fazer parceria?

Espero resposta!

Naay 21 de novembro de 2009 às 12:51  

Nossa o blog de vocês tá bem popzinho *.*
lembro de qnd eu vinha aqui e vocês ainda estavm no começo. haha
axo q tinha uns 30 seguidores ow até menos .. nao me lembro .
Mas é isso aí, estao fazendo um otimo trabalho, ta mto bom aqui e mto informativo .
I LOVELLY
:P

Beijao :**

Anonima 27 de dezembro de 2009 às 13:09  

ja era de se esperar.
parabens pela pesquisa e pelo blog!

http://humor-subliminar.blogspot.com/

Anônimo,  27 de dezembro de 2009 às 19:44  

Querido amigo avassalador... Informação é muito importante, mas as vezes tenho certas surpresas assustadoras quando se banaliza uma informação tão delicada quanto a sintomatologia de doenças mentais.Outro dia ouvi uma conversa durante uma festa de casamento uma mulher dizia a outra que era bipolar e a outra dizia que era esquizofrenica... Bem, quem deu esses diagnosticos a elas... e o pior... ambas disseram tomar Rivotril???????Como assim????
No Brasil ainda se compra remedios controlados como pastilhas de hortela!

Oseas Barbosa 30 de dezembro de 2009 às 14:54  

Ronaldo!!!!

puts tah na kra q ele tem proble meo, só que dá pena do kra as vezes os kras do Panico se aproveitam na doença dele, pow mas ao menos ganha mta grana...

gostei do conteudo do blog...

parabens
http://teptop.blogspot.com

Oseas Barbosa 30 de dezembro de 2009 às 15:02  

Ronaldo!!!
Pow tah na kra q ele tem problema meo, o foda eh os kras do panico avacalhando em cima da doença do kra isso q axo foda, mas ao menos ele tah ganhando uma boa grana...

parabens pelo blog...

http://teptop.blogspot.com

Bruno Filho 30 de dezembro de 2009 às 15:36  

Caraaca, não sabia que o Zina tem esquizofrenia

Bruno Filho 30 de dezembro de 2009 às 15:36  

Caraaca, não sabia que o Zina tem esquizofrenia

Luis Sapir 30 de dezembro de 2009 às 15:54  

Não acho que seja esquizofrenia e sim viciado em drogas.

Esquizofrenia é uma saída aceitável para o mundo comercial da televizão

Rodz Online 18 de janeiro de 2010 às 19:24  

Acho que além do cara ser esquizofrenico ele é viciado em pó...aí já viu né?

abçs

http://rodzonline.blogspot.com/
http://rodzonline.blogspot.com/

-----------------------------------

Participe da Comunidade do Orkut Blogs sobre Rock e Cinema:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97308660

Fábio Flora 18 de janeiro de 2010 às 19:42  

O Zina foi preso por porte ilegal de arma... Oh, e agora, quem poderá defendê-lo?... Ronaldo!

Abraços e sucesso com o blog!

Felipe 20 de janeiro de 2010 às 01:55  

Hê Zina de novo preso toma jeito cabra rsrs
vlw pessoal
www.lipesblog.com

SinaldoLuna" 20 de janeiro de 2010 às 04:30  

Nunca ri com o Zina. Nunca gostei do Panico.

Mas se realmente ele estiver com esquizofrenia (naum for apenas algo pra aliviar sua barra), é algo lamentável!

Sucesso!

Unknown 20 de janeiro de 2010 às 18:36  

É triste o sensacionalismo, não compreendem o problema do Zina e ficam atirando pedra...

Abraços
www.borarir.com

Paty 22 de janeiro de 2010 às 18:10  

eu acho um absurdo eles explorarem o cara que tem sérios problemas mentais p/ ganhar ibope, lamentável.

  ©Template by Dicas Blogger. - Alterado por Vinicius Gabriel. - S c h r a u b l e s - No ar desde 01/06/2009.

SUBIR