terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dia Mundial Sem Carro


O Dia Mundial Sem Carro foi criado como forma de reflexão sobre a poluição do meio ambiente e como podemos buscar soluções para o transporte dos grandes centros urbanos, mostrando para a população que existem outras formas de se locomover.

O objetivo da comemoração é de que o dia 22 de setembro seja um manifesto contra a poluição ambiental, o trânsito, e os problemas que o dióxido de carbono (CO2) tem levado para a camada de ozônio, o efeito estufa, poluição do ar, doenças respiratórias, poluição sonora, irritabilidade, acidentes com mortes, etc.


A ideia do “Car Free Day” foi criada na França e entrou em ação no ano de 1998, sendo adotada por trinta e cinco cidades do país. Rapidamente a ideia foi difundida em vários países da Europa e outros continentes.
Três anos depois, surgiram no Brasil as primeiras manifestações de adesão ao manifesto, chegando ao número de cem cidades engajadas na ação. Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Natal, Belém e Campo Grande são algumas delas.

Para incentivar a população a participar do movimento, a prefeitura de São Paulo, em parceria com o movimento Nossa São Paulo, vai organizar passeios ciclísticos na região central da cidade.
A edição deste ano será marcada por debates, protestos e diversas manifestações de rua, que vão ocorrer a partir do dia 17. As ações estão sendo organizadas por um coletivo, proposto pelo Movimento Nossa São Paulo e formado por dezenas de organizações (entre elas, Akatu, Campanha Tic Tac, Coletivo Ecologia Urbana, SOS Mata Atlântica, Respira São Paulo, Sesc e Transporte Ativo) e centenas de pessoas que já se engajaram na campanha. Qualquer cidadão pode participar das atividades propostas.

Para ver a programação completa do Dia Mundial Sem Carro 2009 (São Paulo), clique aqui.

É preciso enxergar que pequenas ações podem transformar o mundo. Existem pessoas que não vão a uma farmácia, na esquina de sua casa a pé. Isso é um absurdo, pois poderia aproveitar esse momento para fazer uma pequena caminhada, além de economizar combustível e não poluir mais ainda o nosso planeta.

Enfim, se todos nós fizermos nossa parte, conseguiremos um planeta mais habitável e consequentemente um ar mais saudável.

PS: Desculpem-nos pelo tempo de desatualização do blog, estamos vivendo uma fase super corrida em nossas vidas, principalmente eu que estou com emprego novo e tal, mas tentaremos atualizar o blog sempre, com algum artigo bacana para vocês. Obrigado pela compreensão!

Abraços,

Vinicius Gabriel.

73 comentários:

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 21:20  

Hujm, seria interessante um dia sem combustível e sem fumaça de óleo diesel e principalmente gasolina no ar!

palavras ao vento 15 de setembro de 2009 às 21:20  

a ideia e boa...mas sera que a população vai participar...afinal estamos tão acomodados que qualquer coisa e carro ou moto...mas tomare que todos colaborem..

NO kidding 15 de setembro de 2009 às 21:23  

por isso eu e a minha bicicletinha somos inseparaveis! não poluimos!
;P

Lucas Manoel 15 de setembro de 2009 às 21:38  

Seria ótimo...
porém aqui em Salvador, seria uma coisa meu dificil..
mas torço que aconteça!
se poderem sejam Voluntários das ongs citadas !
abraços!!

passa lá:
http://furdunconosemaforo.blogspot.com/

Bruno Silva (Divo) 15 de setembro de 2009 às 22:12  

ah que interessante esse post, a poluição seria menos mesmo, ainda bem onde eu moro é tudo perto que dá pra ir andamo mesmo.

passa lá e me segue ?
http://aprinceinwonderland.blogspot.com/

Obrigadoo

Maria Lia 15 de setembro de 2009 às 22:17  

Parabéns por divulgar o movimento, Vinicius. Essa já é uma atitude válida.
Vamos torcer pra que cada vez mais pessoas adquiram essa consciência, e procurem ser mais independentes do carro, não só no dia 22 de setembro, mas no seu dia-a-dia. =)
Cada um fazendo a sua parte, sem pensar "ah, ninguém faz, também não vou fazer", um dia a gente consegue mudar a nossa situação.
Eu sempre lembro da fábula do beija-flor e o incêndio na floresta, conheces? Hehehe

Beijos

Maria Lia 15 de setembro de 2009 às 22:18  

A propósito, o parágrafo "Três anos depois, surgiram no Brasil as primeiras manifestações de adesão ao manifesto, chegando ao número de cem cidades engajadas na ação. Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Natal, Belém e Campo Grande são algumas delas." aparece duas vezes, no post. =)

;*

J.F. Marques 15 de setembro de 2009 às 22:19  

Não é muito eficaz isso, mas sei lá. Minha opinião é contrária, muitos concordam e tal, mas eu não, acho que isso é só mais um desvio pra dizer que estão fazendo algo, e os outros 300 e poucos dias do ano todo mundo sai de carro poluindo o ar.
Mas enfim, parabéns pela iniciativa.

. 15 de setembro de 2009 às 22:44  

Vini...
Onde eu acho tags? Eu procurei e não achei.
Eu sinceramente não dessas nuvens. :X Nunca gostei, eu não sabia que não aparece nas buscas.
Espero resposta sobre as tags.
BjOs^^

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 22:55  

Que bacana! eu nao sabia desse dia não.. acho muito legal da parte da prefeitura aderir e incentivar! muito bom mesmo! parabens pelo blog!!
beijos
byy

. 15 de setembro de 2009 às 23:12  

Obrigada... Eu consegui, eu não sabia que dava pa fazer aquilo.
fuço tanto e nunca reparei. hahaha
Loira é loira (afff) kkkk
Uma coisa que eu to procurando e não acho é esse gadget de indiomas que vc tem, vi em vários blogs e não sei onde arrumo um.
Se puder me dizer ficarei "agradicida" kkkkkkkkk
BjOs

Anônimo,  16 de setembro de 2009 às 00:50  

O triste é que esses dias comemorativos em pró do meio ambiente não faz tanto efeito. Ainda é fabricado carros e mais carros. Pelo menos serve para conscientizar as pessoas. Isso é um bom sinal. :D

Unknown 16 de setembro de 2009 às 01:21  

eu desaprovo essa idéia,
principalmente porque nas cidades grandes, quem depende de ônibus fica às margens de um tranporte público caótico, ônibus andando abarrotados de gente, sem segurança nenhuma, etc e tals.

vou exemplificar:
no trageto do meu trabalho, de ônibus eu gasto 30 minutos, de carro vai 7 minutos,
de ônibus eu gasto 26,50 por semana. de carro eu gasto 10 reais de combustivel por semana.
de ônibus (lotado) eu tenho que aguentar gente fedendo suvaco e cigarro, no meu carro eu saio de casa limpo e chego no trabalho limpo, saio do trabalho tranquilo e chego em casa mais tranquilo ainda,


eu sou a favor de melhorar o transporte público de passageiros primeiro pra depois pensar em diminuir os carros na rua,
agora eu pergunto:
será que o meu carro a álcool polui mais que o importado a diesel dos deputados e senadores?
pergunte se algum político vai trabalhar de ônibus,
eu duvido.



é a minhao pinião.
pode não ser a opinião de todo mundo,a regra de custo benefício serve pra mim mas pode não servir pra todo mundo.


sem contar que eu pago caro pra ter um carro, pago ipva, seguro e um monte de impostos, quando eu quero viajar ainda tenho que pagar pedágio.

isso ninguém vê.

poderia ser instaurado no brasil o dia sem corrupto,
pelo menos um dia no ano os políticos poderiam deixar de roubar para beneficiar o povo.

Itamar (japa) 16 de setembro de 2009 às 01:29  

muito bom eim, são pequenas atitudes feitas por cada um que faram diferença...


"É preciso enxergar que pequenas ações podem transformar o mundo. "

que 20% da população de sp entrem nessa, imagina a diferença que dá...

seria interessante um dia assim em mais partes do país...

muito bom o post..saudações!
e vamo ganha dos coxa amanha eim! haha!

Tute Braga 16 de setembro de 2009 às 08:00  

Achei o máximo isso!
Pena que os ônibus ficarão lotados... rs
=)

Carlos Macêdo 16 de setembro de 2009 às 08:20  

A ideia é boa, mas é muito dificil se adpatar a, pelo menos um dia sem carro.heheheheheheh

abraço!

Millena 16 de setembro de 2009 às 08:33  

Um exemplo e uma grande ideia a ser seguida.
Precisamos de atitudes como essas para diminuirmos a poluição no planeta.

http://saudeecompanhia.blogspot.com/

Unknown 16 de setembro de 2009 às 08:35  

é isso aí parceiro, o que vc disse sobre a copa do mundo no comentário que vc fez, eu sempre fui contra a copa no brasil,e em curitiba então pior ainda,
parece que agora eles acordaram do sonho de reconstruir o estádio do atlético com dinheiro público, mas com esse transporte medíocre, com ônibus andando na marcha ré, e tarifas que degolam cada vez mais os usuários, eu acho que a idéia de 'MUNDIAL DE FUTEBOL" vai trazer muita coisa negativa, eu espero que não, mas eu duvido que nesse monte de milhoes que serão usados pra reformar estádios, pelo menos 1% seja investido em segurança saúde e transporte pro povão, sem um transporte decente, esse dia sem carro é mais uma afronta à liberdade de escolha do cidadâo,
como eu disse anteriormente, duvido que pelo menos um dia na vida eu veja um político andando em um ônibus caindo aos pedaços e entupido de gente fedendo cigarro.

a idéia de ter um dia sem carro é boa, aliás sensacional,
mas no brasil da corrupção e da incompetencia na gestão pública, essa idéia sensacional não funcioma

Anônimo,  16 de setembro de 2009 às 18:27  

A ideia é boa como forma de chamar a atenção pro assunto, mas há de se pensar em soluções efinitivas pros problemas ambientais...

Nathalia Quetsia 16 de setembro de 2009 às 21:09  

Isso seria ótimo, essa droga de cidade tá um inferno de poluição por causa dos carros...mas é osso de alguêm querer participar...tipo deixar seu carro em casa pra pegar busão sabe?

renata menezes 17 de setembro de 2009 às 00:33  

Que massa! Mas duvido que as pessoas se lembrem disso, ou que realmente deixarão o carro em casa.

Unknown 17 de setembro de 2009 às 13:06  

Temos uma maneira linear de porduzir em um planeta finito, ou seja, assim acaba, ainda contaminamos nosso ar com dioxina.
Mas não creio que um dia mundial sem carro vá surtir muito efeito quanto a isso!
http://alexandreluz.blogspot.com/

Losterh 17 de setembro de 2009 às 13:08  

É,

E coitados dos outros dias.

Maria,  17 de setembro de 2009 às 13:09  

Nossa, adorei a ideia desse manifesto.. mas aqui no RJ não tem né ? pq mesmo se tivesse duvido que o pessoal iria viver sem seus carros/motos.. ._.
cariocas sao os que menos tem "consciencia social" :/
mto bom o post ^^

Beijoos \o

Ingo 17 de setembro de 2009 às 13:18  

hehe seria legal isso hem
ver a cidade de São Paulo sem carro
por um dia...
Meio dificillll
Mas ta valendo ^^

Rafa 17 de setembro de 2009 às 13:47  

Eu até acho legal a causa, mas nãio vivo sem ,eu carro, rs

Luis ~;D 17 de setembro de 2009 às 13:56  

Boa matéria, parabens pelo blog

Marcos Brito 17 de setembro de 2009 às 14:29  

Um dia ainda teremos um transporte coletivo adequado que incentive as pessoas a deixarem seus carros na garagem...

Abraço

Camaleão 17 de setembro de 2009 às 15:15  

é tão bom dirigir cara, mas seria bem legal ver a cidade sem carros, nunca imaginei isso, bacana

gAng 17 de setembro de 2009 às 18:58  

um bom incentivo^^
ajudarei a divulgar,mas um dia só émuito pouco^^

www.hysteria-project.blogspot.com

Unknown 17 de setembro de 2009 às 19:00  

A idéia é até interessante, mas você já imaginou cidades como SP e RJ sem carros? Tá aí algo impensável...

Blog
http://maynabuco.blogspot.com

Siga-me
www.twitter.com/maynabuco

Karin 17 de setembro de 2009 às 19:04  

Mto interessante^^
http://www.esquisiticesdanet.blogspot.com/

gAng 17 de setembro de 2009 às 19:11  

ele ali falou uma coisa importante
SP sem carro num ia funcionar^^

www.hysteria-project.blogspot.com

. 17 de setembro de 2009 às 19:16  

Quem mora em cidades grandes tem que fazer alguma coisa mesmo, pq está ficando cada vez pior.
Eu moro no interior (não estou livre de muita coisa)mas de certa forma os problemas são menores e a intensidade de veículos é bem menor tbm.
O meu está atualizado passa lá se puder.
BjOs

FabioZen 17 de setembro de 2009 às 21:04  

Para quem é não vai até a esquina de a pé vai ser foda!

Marcus 18 de setembro de 2009 às 12:22  

eu sou uma das pessoas que não faz nada apé, mas acredito que mesmo se pararem todos os carros em 1 dia, não faria muita diferença.

Publicidade Esportiva 18 de setembro de 2009 às 15:21  

uma iniciativa bacana, mais isso n adianta fazer apenas um dia, logico ajuda o planeta, mais isso a pessoa tinha q ter a consciencia e fazer diariamente...

Eu por exemplo só ando viação canela... n tenhu carro mesmo.. rsrsrs

Abraçosss

Eymard 18 de setembro de 2009 às 18:03  

Já tinha ouvido falar desse dia... Acho bem improvável que realmente aconteça... mas sinceramente queria que acontecesse...

Dá uma passadinha lá..
http://varreduradiaria.wordpress.com/

Muito interessante esse blog... vou add no twitter...
o Meu é EymardFreire

Inez 18 de setembro de 2009 às 18:16  

O grande problema é que aqi no Brasil, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro náo tem transporte coletivo suficiente para atender a toda população.
Se aderirmos a campanha muita gente nãovai conseguir chegar ao trabalho.
A ideia é ótimasou favorável que se tenha atitudes como essa.

Diih 18 de setembro de 2009 às 18:24  

Muito boa essa ideia

mas creio que 24 horas sem carros nao resolvera nada tinha que ser uma vez na semana srsr sonhar e bom nhe

http://seu-best.blogspot.com/

Eymard 18 de setembro de 2009 às 18:28  

Add seu blog nos meus favoritos, assim que o meu completar 1 mês eu pesso parceria... hehhehhe

Anônimo,  18 de setembro de 2009 às 21:18  

- Dia Mundial Sem Carro, não adiantaria.! É mais um metodo de conscientizar a sociedade.! Mas o caos do trânsito só o governo investindo em transporte público de qualidade.! Enquanto isso.! Teremos que continuar vivendo esse caos dia-a-dia.!
Obrigado por comentar no meu Blogger.! O Seu está de Parabééns ;D

Marcus Alencar 19 de setembro de 2009 às 11:20  

Esse é com certeza uma das melhores iniciativas que tenho visto nos últimos anos para melhoria no meio ambiente visto que a poluição causada pelos motores dos veiculos é muito grande e também prejudicial a nossa saúde. O ideal em nossa sociedade como um todo, na minha opinião, seria iniciativas como essa ganhando mais força assim como, por exemplo, a total diminuição (até extinção) de boletos bancários (todos irão ser digitais, como pede a FEBRABAN) o que por si só contribuiria para o desmatamento de árvores; tem também
a lei de anti-fumo em lugares de uso público...enfim, coisas como essas e tantas outras seriam excelentes para fazer nosso mundo um lugar melhor.
espero não estar viajando na maionese..
abcs...

At 20 de setembro de 2009 às 03:02  

boa :D
muito legal assim, mas ainda acho q muita gente ainda vai da ai andando de carro e pa, alguns acho q até por nao saber!

mas o importante é cada um fazer sua parte!

ThiagOrnelas 20 de setembro de 2009 às 03:42  

Rapaz, vi um outdoor dessa campanha aqui em minha cidade, achei um tanto quanto dificil...pois somos refens do sistema, mas está ai, uma boa iniciativa, vamos ver no que da..

bom blog

atemais

www.nos4.wordpress.com

Jel S. 20 de setembro de 2009 às 03:42  

com certeza irei aderir ! iniciativas como essa podem fazer toda a diferença!

Tobias Farias 20 de setembro de 2009 às 03:45  

Realmente seria muito bom se abandonássemos o uso dos automóveis para grande parte de nossas atividades.

Mas também é importante que o poder público viabilize isso.

Ciclovias com 'rotas comerciais',
Transporte coletivo acessível com qualidade e quantidade e segurança para caminharmos.

* outra coisa que noto, é a criatividade cada vez maior na hora de fazerem logos para campanhas, muito bacana *

Vinicius Colares 20 de setembro de 2009 às 04:07  

bem, como eu não tenho carro, vou particar ativamente da campanha indo a pé aos meus compromisssos!!!!hehehehe!

mulherices 20 de setembro de 2009 às 04:08  

Olha, eu acho que essa é mais uma dessas campanhas bonitinhas e politicamente corretas, boa para render umas pautas adocicadas para a imprensa - e só.

Numa cidade enorme como São Paulo, onde as distâncias são também enormes, só um plano de longo prazo para fazer com que as pessoas não precisassem se deslocar tanto, minimizaria o problema de trânsito e poluição.

Fábio Flora 20 de setembro de 2009 às 10:04  

Como não tenho carteira nem carro, já estou fazendo minha parte... Abraços e sucesso com o blog!

Pobre esponja 20 de setembro de 2009 às 10:23  

O pessoal vê o carro como uma segunda casa, e a natureza, nem como décima terceira. Há um exagero enorme... viva a bicicleta!

abç
Pobre Esponja

J. C. David 20 de setembro de 2009 às 11:51  

a ideia, e a intenção é legal, mas vamos ser sinceros, quase ninguem vai fazer isso, é um pouco de utopia acreditar.

Suicida Medroso 20 de setembro de 2009 às 12:21  

temos que conviver com isso
infelizmente
ótimo post. seguindo vocês

se tiver tempo passa no meu:

http://www.suicidamedroso.blogspot.com/

simples assim.

Thalita 20 de setembro de 2009 às 12:24  

eu vou cumprir se possivel...
http://www.thalita-gloss.blogspot.com/

Anônimo,  20 de setembro de 2009 às 13:11  

totalmente a favor.
Aqui no Rio não tem, deveria ter!
Contra a emissão de poluentes já!!!
Comente em outras postagens tb, já que estamos comentando na comunidade no mesmo horário rs
abç

Itamar (japa) 21 de setembro de 2009 às 00:34  

esta postagem merece um selo de qualidade...pega la no blog!

abraço!

http://locomundojapa.blogspot.com/2009/09/selo-n-5.html

Anônimo,  21 de setembro de 2009 às 17:03  

Queridos amigos avassaladores... francamente, isso vai servir para mobilizar flanelinhas, vendedores de agua e balinhas e malabaristas de transito... Efetivamente, nada importante e significativo para o planeta vai ocorrer.Hoje ouvi que a crise economica mundial teve um resultado inesperado! O indice de emissão de gases pouluentes que destroem a camada de Ozonio diminuiram de maneira expressiva especialmente nos EUA... Isso só prova que é preciso muito mais do que andar a 20 km ou de bicicleta...

Unknown 22 de setembro de 2009 às 08:58  

dia mundial sem carro quero ver que minha vida quando eu comprar um..uuahauhauha...bricadeira(iniciativa importante)

Anônimo,  22 de setembro de 2009 às 09:51  

Queridos amigos avassaladores... fiz questão de voltar para contar que levei 3 horas para um percurso que normalmente faço em 30 minutos entra minha casa e o consultorio...

Karin 22 de setembro de 2009 às 10:18  

eis a questao alguem respeita isso?

Luis Sapir 22 de setembro de 2009 às 23:26  

É um movimento muito interessante será que as pessoas aderiram o continuaram egoistas?

Leonardo Pinheiro 24 de setembro de 2009 às 00:40  

aqui no RJ também teve o dia mundial sem carro, e eu peguei um engarrafamento enorme, voltando para casa, não parece ter funcionado muito..

Anônimo,  24 de setembro de 2009 às 00:47  

Um dia sem carro é patético! Não tenho carro, mas tem campanha mais ridicula?:!!
Não mudou nada, não vi ninguém rico de bicicleta, só os pobres lascados.

Dú Esperanco 24 de setembro de 2009 às 19:57  

o Dia Mundial do Carro, em tese, é uma ótima ideia.
Alertar para a poluição, fazer exercício e diminuir o trânsito, além de prestar um agradecimento ao planeta.
Ainda falta divulgação, mas pena que fora desse dia há tanto carro com uma pessoa só!

Anônimo,  25 de setembro de 2009 às 10:16  

Todo dia é meu dia sem carro. Pq eu não tenho carro. E sem moto, nem comandos em ação nem palymobil.

Unknown 25 de setembro de 2009 às 11:30  

Um dia sem combustível geraria um caos total, somo totalmente dependentes. Eu em particular muito mais do álcool.rsrsrs
Comente sobre "Autoajuda X Saber Científico" no blog "Segundo o Segundo..." em www.otempo.com.br/blogs

Vlw

Edi 26 de setembro de 2009 às 11:58  

Eu tô colaborando, pq ainda nem tenho carro!!! rsrsrsrs

Unknown 26 de setembro de 2009 às 12:22  

tinham que faz os meses sem carro aqui em SP, pois assim talvez as pessoas tomem consciencia! Nesse dia teve transito pesado aqui!

Karina Kate 3 de outubro de 2009 às 10:33  

O Dia mundial sem carro já foi, mas esqueci de me expressar.... Foi mais um dia caótico em são paulo com transito absurdo... ninguem sem carro...

  ©Template by Dicas Blogger. - Alterado por Vinicius Gabriel. - S c h r a u b l e s - No ar desde 01/06/2009.

SUBIR