terça-feira, 16 de junho de 2009

A Tatuagem

Olá galera, na paz ? Comigo tá tudo em ordem !
Hoje vou postar para vocês um pouco da história da TATUAGEM. A tatuagem se tornou uma prática tão comum que hoje poucas pessoas param para refletir sobre a história e o significado desse costume milenar. Se você pensa em fazer uma tattoo, que tal descobrir como surgiu essa técnica e conhecer a sua importância e significado?

Então vamos lá !

A História

A palavra tattoo deriva da expressão "tatau", usada pelos nativos da Polinésia para designar a prática da tatuagem. Ela foi registrada pela primeira vez em 1769, no diário do capitão inglês James Cook, após uma viagem às Ilhas Marquesas. Marcar o corpo com desenhos permanentes sempre foi um costume dos povos primitivos. Em seu livro A Descendência do Homem, de 1871, Charles Darwin afirma que do Pólo Norte à Nova Zelândia não existia aborígene que não se tatuasse.

Registros da arte rupestre comprovaram que a tatuagem era uma prática comum nos povos pré-históricos. Os motivos eram diversos: diferenciação, status, proteção espiritual, registro de rituais de passagem, preparação para guerra, entre outros. Uma das múmias mais antigas do mundo, encontrada na Itália em 1991 e datada de 5.300 anos atrás, possuía diversas tatuagens nas costas e nas pernas. A prática também era comum nas civilizações americanas, como Maias e Astecas.

A tatuagem também serviu para que os primeiros cristãos reconhecessem uns aos outros, marcando na pele símbolos como cruzes, peixes (símbolo do cristianismo) e letras gregas. Na Idade Média, a prática foi banida da Europa e considerada demoníaca. Naquele rígido período, cicatrizes, má formações e desenhos na pele não eram vistos com bons olhos.

A Chegada no OCIDENTE


A tatuagem foi introduzida no ocidente durante o século XVIII, quando a Europa iniciou suas explorações no Oceano Pacífico. O costume das tribos da Polinésia foi absorvido pelos marinheiros ingleses, tornando a prática muito popular na Inglaterra do final do século XIX. Os marinheiros, então, desenvolveram um estilo próprio de tatuagem, que reproduzia símbolos relacionados à vida no mar, como âncoras, facas, peixes, corações, nomes e rostos de mulheres, garrafas de bebidas e qualquer coisa que pudesse ter valor para eles.

No início do século XX, a tatuagem ainda era vista como costume de marinheiros, marginais, presidiários e prostitutas. Essa visão só foi mudar na década de 70, quando a Califórnia foi o berço dos desenhos que reproduziram imagens de Marilyn Monroe, James Dean e Jimmy Hendrix. Nessa mesma época, os surfistas lançaram a moda de braços decorados com dragões e serpentes. Na década de 80, foi a vez dos tigres e das águias. Desde então, a tatuagem teve um aumento tão grande de popularidade que o número de estúdios subiu de cerca de 300 para mais de 4.000 nos últimos 20 anos, nos Estados Unidos. Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não tenha ao menos pensado em fazer uma tatuagem.

A Chegada no BRASIL

A tatuagem elétrica chegou ao Brasil em junho de 1959, através do dinamarquês "Knud Harld Likke Gregersen", que ficou conhecido como "Lucky Tattoo". Knud dizia que suas tatuagens davam sorte, e em menos de seis meses, Lucky já era notícia de TV.

A Tatuagem, Hoje em Dia

A chamada "arte na pele" cada vez mais perde o estigma marginal que costumava caracterizá-la e está nos corpos de pessoas de várias idades e classes sociais. De uma simples marca tribal até gigantescos dragões, elas deixaram a clandestinidade para ganhar as ruas. As tattoos, hoje, no mundo da estética, são muito bem recebidas na recomposição de sobrancelhas, delineamento dos olhos e lábios, cobertura de manchas e cicatrizes. Lentamente, a tatuagem também passa a ser reconhecida como arte, graças as iniciativas dos tattoo clubs de todo o mundo que promovem exposições, competições entre os melhores trabalhos e realizam convenções para a atualização e modernização dos métodos de aplicação e de assepsia.

O Preconceito

Mesmo com toda essa evolução, o fato é que, até hoje, muitas pessoas são discriminadas, como os povos antigos, por terem os seus corpos tatuados. Mas apesar de toda a propaganda contrária, mais e mais pessoas se dispõe a sacrificar suas peles para gravar figuras que cativam, excitam, polemizam e embelezam os seus corpos.
Isso está claro quando uma pessoa procura um emprego, por exemplo, o empregador já pergunta se a pessoa tem ou não tatuagens, se tiver, com certeza terá pontos a menos, e provávelmente não será empregada !

Ai eu faço uma pergunta á vocês. O que vocês acham desse preconceito ? São a favor ? São contra ? Dê sua opnião.

Eu tenho duas tatuagens, uma em cada perna, vou postar aqui para que vocês possam vê-las !


Dragão Milenar, perna direita, lateral.

'Maria' em letras japonesas, Homenagem a minha mãe, perna esquerda, panturrilha.

Então é isso. Espero que tenha sido bem completa a minha história.
Abraços á todos.

31 comentários:

Aline Paim 16 de junho de 2009 às 15:50  

Muito interessante mesmooo!
;)

beijoo
passa lá
www.alinepaim.com

Heledanium 16 de junho de 2009 às 16:18  

Bem,nao eh uma coisa que eu faria, mas existem tatuagens muuiito bonitas,devo adimitir...
Interesante esse artigo;nunca tinha visto antes alguem contando a historia das tatuagens....bem original,parabens.....

Guttwein 16 de junho de 2009 às 16:20  

É isso ae Vini! Caprichou no post hein!
- "Desde os primordios,até hoje em dia, o homem ainda faz, oque o macaco fazia!" rsrs
Assim diz a música e assim condiz a nossa realidade!

Como vc deve se lembrar, já debatemos isso lá pelo meu blog tbm; Não faço tatuagem justamente por causa do preconceito vigente! Por mais que digam que diminuiu, ainda é motivo de exclusão qdo se trata de arrumar determinados empregos. Uma vez empregado, são outros 500´s, mas enquanto não entra... é tiro e queda!
O exame médico te barra! Tbm,isso que dá querer ser da ROTA! A tatoo vai ter que esperar mais um pouco! rsrs

Sucesso kamerad!

Pé na Viagem 16 de junho de 2009 às 17:03  

Show de bola Vinicius!
Antigamente a tatu era um tabú!
Hoje muita gente tem, e não sofre mais preconceito como antes!
Muito bom o blog!
Grande abraço!
Veja também Pé na Viagem
www.penaviagem.blogspot.com
Valeu!

TPR 16 de junho de 2009 às 17:14  

pena que esta arte ainda é alvo de preconceito e discriminação..

Maria Chuteira 16 de junho de 2009 às 18:00  

Vinicius, primeiro achei bem interessante, tipo eu sempre gostei de tatooo ( nos outros) mas nunca li sobre a historia, é legal saber, como sempre digo: conhecimento nunca é demais.

Acho que ainda tenho medo de fazer uma, mas quem sabe um dia né?

parabéns.

Bjos.

http://maria-chuteira.blogspot.com/

Débora Cajaiba 16 de junho de 2009 às 20:19  

Adorei esse post!
Super interessante!
Parabéns pelo blog!

Projeto Banda Independente 16 de junho de 2009 às 20:21  

Bacana as materias do seu blog, infelizmente nosso site é apenas voltado ao rock, sem preconceito algum com o samba, mas pela carencia do rock alternativo.

Valeu!



http://projetobandaindependente.blogspot.com

Estamos aceitando parcerias...!

Unknown 16 de junho de 2009 às 20:24  

Sobre tatuagens ? tenho 15 tatu irmão !
pernas ,braço, costas, peitos.

__________________________________________

Blog:http://clipemocao.blogspot.com/
MSN:clipemocao@hotmail.com
TWITTER:http://twitter.com/clipemocao
__________________________________________

Renan Barbosa 16 de junho de 2009 às 20:47  

hehe eu naum sabia...
Tmb tenho 2 uma em cada pulso
Kurti seu texto de hj abraxxx fera!!!

nikki 16 de junho de 2009 às 20:55  

adorei! morro de vontade de fazer uma mas ainda nao tenho idade -.-'

amei as suas *-*

Vinicius 16 de junho de 2009 às 20:55  

valeu pela visita em meu blog.
Muito bom seu post, sou fã de tatuagem tbm

Lailah 16 de junho de 2009 às 20:59  

bem legal mesmo! tem até um blog do meu namorado q chama http://jamescook.rg3.net/ que é sobre tattoo, muito legal o post :D

arthur 16 de junho de 2009 às 21:21  

legal cara. interessante e nao usual... valeu pela informação adquirida... hehehe

Karol. 16 de junho de 2009 às 22:20  

Acho tatuagem um barato! pretendo fazer muitas e muitas ainda.
Interessante a historia dela, nunca tinha lido não.
gostei do blog, to seguindo (:

Anônimo,  16 de junho de 2009 às 23:03  

amor, muito boa a história...
Depois de saber, algumas pessoas podem até parar de achar que é só um desenho na pele e ver que tatoo tbm é cultura =DDDD
PS. amo sua tatoo, acompanhei passo-a-passo a evolução dela... *.*
Beijos ♥
CáH

Edu Chaves 17 de junho de 2009 às 00:38  

Ainda bem que os preconceitos forma deixados de lado( se bem que ainda existe),mas as tatoos hoje são consideradas artes. Muito legal

Abraços

michele 17 de junho de 2009 às 16:10  

Olá Vinícius!

menino...massa vc ter postado a história da tatoo. Sou doida pra fazer o dragão do Shiryu!

Só não faço pq tenho objetivos profissionais e onde quero trabalhar ainda tem uma mente conservadora [hipócrita], mas assim que eu conseguir meu lugar ao Sol vou tatuar.

Eu vejo dois programas muito legais: LA Ink e Miami Ink. Hoje mesmo na hora do almoço eu tava vendo os melhores momentos.....

Suas tatuagens são mara!!!
E vc tb é gatinho [com todo respeito]

bjokaa

Lizzie 17 de junho de 2009 às 16:13  

Olá!
Demorei a comentar justamente porque fiquei lendo o post. Não sabia da história da tatuagem. Ou melhor: sabia muitíssimo pouco dela. Sabia que os povos antigos a utilizavam, mas não tinha noção da função específica dela.
Quanto ao preconceito: não sou a favor. Óbvio que em alguns cargos, algumas tatuagens podem dificultar. Por exemplo (e um exemplo bem bizarro, só para 'ilustrar'): uma vendedora que tenha uma tatuagem com a sigla de um partido político... Ela tem que vender para todo o tipo de cliente e muitas pessoas vão sentir-se constrangidas por não concordarem com o tal partido. E isso - pelo constrangimento- deve ser evitado, levando essa pessoa a um outro cargo dentro da empresa, mas nunca deixando-a de lado. Deve-se avaliar TALENTO e não tatuagens. Não gosto desses preconceitos.

Abraços

Silvana Persan 17 de junho de 2009 às 16:26  

existem diversas versões sobre a "origem" da tatuagem, gosto de todas as versões que conheço até agora.
e minha tatoo tá nos planos. um dia sai dos planos e fica no corpo.

bjs

Tr00sphera 17 de junho de 2009 às 17:22  

Eu sou contra o preconceito, acho estupido e infundado e achei bem "corajoso" da sua parte fazer duas, já que como você mesmo disse, dificulta arrumar um emprego tendo uma. Confesso que ainda não fiz a minha porque penso bastante sobre isso.

Lucas Eduardo 17 de junho de 2009 às 19:16  

Nossa, eu sempre achei muito legal todas essa pessoas que tem tatus por todso o corpo.
Nem sabia da origem da tatugem nem nada, muito interessante.

(Eu mesmo, nao tenho coragem nenhuma de fazer)

Angel 17 de junho de 2009 às 19:18  

Embora o texto seja longo, tá muito bem escrito e interessante.Parabéns!E quanto as tatuagens , não vejo o menor problema, é bonito.

http://infonews2012.blogspot.com

Karol. 17 de junho de 2009 às 19:36  
Este comentário foi removido pelo autor.
Karol. 17 de junho de 2009 às 19:37  

Ai, algumas coisas ai eu até faço.
mais se você soubesse o quanto é complicado, pra mim. Mas, aos poucos eu vou executando um a um, PRINCIPALMENTE virar uma lenda na China. rs (:

Anônimo,  17 de junho de 2009 às 19:39  

nossa q demais... eu nao sabia da origem da tatuagem!! mto legal... meu sonho é fazer uma tatuagens... mas sou mto novinha ^^

mas parabens, continue assim, seu blog ta d+
beejo

http://thayumi.blogspot.com

Karol. 17 de junho de 2009 às 20:03  

Nem fale, dizer Te Amo, é o mais difícil, e o pior, pelo menos pra mim...
hm, não era bem uma LENDA DA NET NA CHINA que eu queria virar, mais até que não é uma má idéia(lembrando que é bom ser bem gata, e não eu não sou ;s ) mais dessa menina ai, eu nunca tinha ouvido falar não.
É, não é isso que eu quero mesmo não :s hahahaha.

Beeijos!

Blog da Satine 19 de junho de 2009 às 08:42  

nossa...pouco se sabe sobre tatuagem mesmo....valeu pela pesquisa esclarecedora!

Unknown 15 de julho de 2009 às 18:05  

auhsua, eu nunca curti muuito tatoos, mas sempre gostei de alargadores 0/

agora é só ser dispensado do serviço e colocar um na orelha esquerda... auahsa, e quem sabe algo no triceps, (mas ae vai tempo) haha

abraço
Lucas Alsil.

Anônimo,  26 de dezembro de 2011 às 09:23  

ei velho show de bola essa tatu ai!!! eu tambem vou faze uma na perna..pretendo fazer um dragao.
ate mais ae abraços...

  ©Template by Dicas Blogger. - Alterado por Vinicius Gabriel. - S c h r a u b l e s - No ar desde 01/06/2009.

SUBIR