terça-feira, 16 de junho de 2009

A Tatuagem

Olá galera, na paz ? Comigo tá tudo em ordem !
Hoje vou postar para vocês um pouco da história da TATUAGEM. A tatuagem se tornou uma prática tão comum que hoje poucas pessoas param para refletir sobre a história e o significado desse costume milenar. Se você pensa em fazer uma tattoo, que tal descobrir como surgiu essa técnica e conhecer a sua importância e significado?

Então vamos lá !

A História

A palavra tattoo deriva da expressão "tatau", usada pelos nativos da Polinésia para designar a prática da tatuagem. Ela foi registrada pela primeira vez em 1769, no diário do capitão inglês James Cook, após uma viagem às Ilhas Marquesas. Marcar o corpo com desenhos permanentes sempre foi um costume dos povos primitivos. Em seu livro A Descendência do Homem, de 1871, Charles Darwin afirma que do Pólo Norte à Nova Zelândia não existia aborígene que não se tatuasse.

Registros da arte rupestre comprovaram que a tatuagem era uma prática comum nos povos pré-históricos. Os motivos eram diversos: diferenciação, status, proteção espiritual, registro de rituais de passagem, preparação para guerra, entre outros. Uma das múmias mais antigas do mundo, encontrada na Itália em 1991 e datada de 5.300 anos atrás, possuía diversas tatuagens nas costas e nas pernas. A prática também era comum nas civilizações americanas, como Maias e Astecas.

A tatuagem também serviu para que os primeiros cristãos reconhecessem uns aos outros, marcando na pele símbolos como cruzes, peixes (símbolo do cristianismo) e letras gregas. Na Idade Média, a prática foi banida da Europa e considerada demoníaca. Naquele rígido período, cicatrizes, má formações e desenhos na pele não eram vistos com bons olhos.

A Chegada no OCIDENTE


A tatuagem foi introduzida no ocidente durante o século XVIII, quando a Europa iniciou suas explorações no Oceano Pacífico. O costume das tribos da Polinésia foi absorvido pelos marinheiros ingleses, tornando a prática muito popular na Inglaterra do final do século XIX. Os marinheiros, então, desenvolveram um estilo próprio de tatuagem, que reproduzia símbolos relacionados à vida no mar, como âncoras, facas, peixes, corações, nomes e rostos de mulheres, garrafas de bebidas e qualquer coisa que pudesse ter valor para eles.

No início do século XX, a tatuagem ainda era vista como costume de marinheiros, marginais, presidiários e prostitutas. Essa visão só foi mudar na década de 70, quando a Califórnia foi o berço dos desenhos que reproduziram imagens de Marilyn Monroe, James Dean e Jimmy Hendrix. Nessa mesma época, os surfistas lançaram a moda de braços decorados com dragões e serpentes. Na década de 80, foi a vez dos tigres e das águias. Desde então, a tatuagem teve um aumento tão grande de popularidade que o número de estúdios subiu de cerca de 300 para mais de 4.000 nos últimos 20 anos, nos Estados Unidos. Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não tenha ao menos pensado em fazer uma tatuagem.

A Chegada no BRASIL

A tatuagem elétrica chegou ao Brasil em junho de 1959, através do dinamarquês "Knud Harld Likke Gregersen", que ficou conhecido como "Lucky Tattoo". Knud dizia que suas tatuagens davam sorte, e em menos de seis meses, Lucky já era notícia de TV.

A Tatuagem, Hoje em Dia

A chamada "arte na pele" cada vez mais perde o estigma marginal que costumava caracterizá-la e está nos corpos de pessoas de várias idades e classes sociais. De uma simples marca tribal até gigantescos dragões, elas deixaram a clandestinidade para ganhar as ruas. As tattoos, hoje, no mundo da estética, são muito bem recebidas na recomposição de sobrancelhas, delineamento dos olhos e lábios, cobertura de manchas e cicatrizes. Lentamente, a tatuagem também passa a ser reconhecida como arte, graças as iniciativas dos tattoo clubs de todo o mundo que promovem exposições, competições entre os melhores trabalhos e realizam convenções para a atualização e modernização dos métodos de aplicação e de assepsia.

O Preconceito

Mesmo com toda essa evolução, o fato é que, até hoje, muitas pessoas são discriminadas, como os povos antigos, por terem os seus corpos tatuados. Mas apesar de toda a propaganda contrária, mais e mais pessoas se dispõe a sacrificar suas peles para gravar figuras que cativam, excitam, polemizam e embelezam os seus corpos.
Isso está claro quando uma pessoa procura um emprego, por exemplo, o empregador já pergunta se a pessoa tem ou não tatuagens, se tiver, com certeza terá pontos a menos, e provávelmente não será empregada !

Ai eu faço uma pergunta á vocês. O que vocês acham desse preconceito ? São a favor ? São contra ? Dê sua opnião.

Eu tenho duas tatuagens, uma em cada perna, vou postar aqui para que vocês possam vê-las !


Dragão Milenar, perna direita, lateral.

'Maria' em letras japonesas, Homenagem a minha mãe, perna esquerda, panturrilha.

Então é isso. Espero que tenha sido bem completa a minha história.
Abraços á todos.

31 comentários:

' αliиε ' 16 de junho de 2009 15:50  

Muito interessante mesmooo!
;)

beijoo
passa lá
www.alinepaim.com

Heledanium 16 de junho de 2009 16:18  

Bem,nao eh uma coisa que eu faria, mas existem tatuagens muuiito bonitas,devo adimitir...
Interesante esse artigo;nunca tinha visto antes alguem contando a historia das tatuagens....bem original,parabens.....

Guttwein 16 de junho de 2009 16:20  

É isso ae Vini! Caprichou no post hein!
- "Desde os primordios,até hoje em dia, o homem ainda faz, oque o macaco fazia!" rsrs
Assim diz a música e assim condiz a nossa realidade!

Como vc deve se lembrar, já debatemos isso lá pelo meu blog tbm; Não faço tatuagem justamente por causa do preconceito vigente! Por mais que digam que diminuiu, ainda é motivo de exclusão qdo se trata de arrumar determinados empregos. Uma vez empregado, são outros 500´s, mas enquanto não entra... é tiro e queda!
O exame médico te barra! Tbm,isso que dá querer ser da ROTA! A tatoo vai ter que esperar mais um pouco! rsrs

Sucesso kamerad!

Pé na Viagem 16 de junho de 2009 17:03  

Show de bola Vinicius!
Antigamente a tatu era um tabú!
Hoje muita gente tem, e não sofre mais preconceito como antes!
Muito bom o blog!
Grande abraço!
Veja também Pé na Viagem
www.penaviagem.blogspot.com
Valeu!

T0PERA 16 de junho de 2009 17:14  

pena que esta arte ainda é alvo de preconceito e discriminação..

Mimi 16 de junho de 2009 18:00  

Vinicius, primeiro achei bem interessante, tipo eu sempre gostei de tatooo ( nos outros) mas nunca li sobre a historia, é legal saber, como sempre digo: conhecimento nunca é demais.

Acho que ainda tenho medo de fazer uma, mas quem sabe um dia né?

parabéns.

Bjos.

http://maria-chuteira.blogspot.com/

Deh 16 de junho de 2009 20:19  

Adorei esse post!
Super interessante!
Parabéns pelo blog!

Projeto Banda Independente 16 de junho de 2009 20:21  

Bacana as materias do seu blog, infelizmente nosso site é apenas voltado ao rock, sem preconceito algum com o samba, mas pela carencia do rock alternativo.

Valeu!



http://projetobandaindependente.blogspot.com

Estamos aceitando parcerias...!

Clip Emoção 16 de junho de 2009 20:24  

Sobre tatuagens ? tenho 15 tatu irmão !
pernas ,braço, costas, peitos.

__________________________________________

Blog:http://clipemocao.blogspot.com/
MSN:clipemocao@hotmail.com
TWITTER:http://twitter.com/clipemocao
__________________________________________

Renan 16 de junho de 2009 20:47  

hehe eu naum sabia...
Tmb tenho 2 uma em cada pulso
Kurti seu texto de hj abraxxx fera!!!

nikki 16 de junho de 2009 20:55  

adorei! morro de vontade de fazer uma mas ainda nao tenho idade -.-'

amei as suas *-*

Vinicius 16 de junho de 2009 20:55  

valeu pela visita em meu blog.
Muito bom seu post, sou fã de tatuagem tbm

Lailah 16 de junho de 2009 20:59  

bem legal mesmo! tem até um blog do meu namorado q chama http://jamescook.rg3.net/ que é sobre tattoo, muito legal o post :D

arthur 16 de junho de 2009 21:21  

legal cara. interessante e nao usual... valeu pela informação adquirida... hehehe

Karol. 16 de junho de 2009 22:20  

Acho tatuagem um barato! pretendo fazer muitas e muitas ainda.
Interessante a historia dela, nunca tinha lido não.
gostei do blog, to seguindo (:

Anônimo,  16 de junho de 2009 23:03  

amor, muito boa a história...
Depois de saber, algumas pessoas podem até parar de achar que é só um desenho na pele e ver que tatoo tbm é cultura =DDDD
PS. amo sua tatoo, acompanhei passo-a-passo a evolução dela... *.*
Beijos ♥
CáH

Sequelanet 17 de junho de 2009 00:38  

Ainda bem que os preconceitos forma deixados de lado( se bem que ainda existe),mas as tatoos hoje são consideradas artes. Muito legal

Abraços

michele 17 de junho de 2009 16:10  

Olá Vinícius!

menino...massa vc ter postado a história da tatoo. Sou doida pra fazer o dragão do Shiryu!

Só não faço pq tenho objetivos profissionais e onde quero trabalhar ainda tem uma mente conservadora [hipócrita], mas assim que eu conseguir meu lugar ao Sol vou tatuar.

Eu vejo dois programas muito legais: LA Ink e Miami Ink. Hoje mesmo na hora do almoço eu tava vendo os melhores momentos.....

Suas tatuagens são mara!!!
E vc tb é gatinho [com todo respeito]

bjokaa

Lizzie 17 de junho de 2009 16:13  

Olá!
Demorei a comentar justamente porque fiquei lendo o post. Não sabia da história da tatuagem. Ou melhor: sabia muitíssimo pouco dela. Sabia que os povos antigos a utilizavam, mas não tinha noção da função específica dela.
Quanto ao preconceito: não sou a favor. Óbvio que em alguns cargos, algumas tatuagens podem dificultar. Por exemplo (e um exemplo bem bizarro, só para 'ilustrar'): uma vendedora que tenha uma tatuagem com a sigla de um partido político... Ela tem que vender para todo o tipo de cliente e muitas pessoas vão sentir-se constrangidas por não concordarem com o tal partido. E isso - pelo constrangimento- deve ser evitado, levando essa pessoa a um outro cargo dentro da empresa, mas nunca deixando-a de lado. Deve-se avaliar TALENTO e não tatuagens. Não gosto desses preconceitos.

Abraços

Mademoiselle S 17 de junho de 2009 16:26  

existem diversas versões sobre a "origem" da tatuagem, gosto de todas as versões que conheço até agora.
e minha tatoo tá nos planos. um dia sai dos planos e fica no corpo.

bjs

Tr00sphera 17 de junho de 2009 17:22  

Eu sou contra o preconceito, acho estupido e infundado e achei bem "corajoso" da sua parte fazer duas, já que como você mesmo disse, dificulta arrumar um emprego tendo uma. Confesso que ainda não fiz a minha porque penso bastante sobre isso.

Eduardoo 17 de junho de 2009 19:16  

Nossa, eu sempre achei muito legal todas essa pessoas que tem tatus por todso o corpo.
Nem sabia da origem da tatugem nem nada, muito interessante.

(Eu mesmo, nao tenho coragem nenhuma de fazer)

Angel 17 de junho de 2009 19:18  

Embora o texto seja longo, tá muito bem escrito e interessante.Parabéns!E quanto as tatuagens , não vejo o menor problema, é bonito.

http://infonews2012.blogspot.com

Karol. 17 de junho de 2009 19:36  
Este comentário foi removido pelo autor.
Karol. 17 de junho de 2009 19:37  

Ai, algumas coisas ai eu até faço.
mais se você soubesse o quanto é complicado, pra mim. Mas, aos poucos eu vou executando um a um, PRINCIPALMENTE virar uma lenda na China. rs (:

Thay 17 de junho de 2009 19:39  

nossa q demais... eu nao sabia da origem da tatuagem!! mto legal... meu sonho é fazer uma tatuagens... mas sou mto novinha ^^

mas parabens, continue assim, seu blog ta d+
beejo

http://thayumi.blogspot.com

Karol. 17 de junho de 2009 20:03  

Nem fale, dizer Te Amo, é o mais difícil, e o pior, pelo menos pra mim...
hm, não era bem uma LENDA DA NET NA CHINA que eu queria virar, mais até que não é uma má idéia(lembrando que é bom ser bem gata, e não eu não sou ;s ) mais dessa menina ai, eu nunca tinha ouvido falar não.
É, não é isso que eu quero mesmo não :s hahahaha.

Beeijos!

Blog da Satine 19 de junho de 2009 08:42  

nossa...pouco se sabe sobre tatuagem mesmo....valeu pela pesquisa esclarecedora!

Lucas Alsil 15 de julho de 2009 18:05  

auhsua, eu nunca curti muuito tatoos, mas sempre gostei de alargadores 0/

agora é só ser dispensado do serviço e colocar um na orelha esquerda... auahsa, e quem sabe algo no triceps, (mas ae vai tempo) haha

abraço
Lucas Alsil.

Anônimo,  26 de dezembro de 2011 09:23  

ei velho show de bola essa tatu ai!!! eu tambem vou faze uma na perna..pretendo fazer um dragao.
ate mais ae abraços...

  ©Template by Dicas Blogger. - Alterado por Vinicius Gabriel. - S c h r a u b l e s - No ar desde 01/06/2009.

SUBIR