sábado, 4 de julho de 2009

Nutricionista

Meu amor por exercícios físicos, meu conhecimento sobre alimentos e suplementos nutricionais, me fez finalmente ter a certeza do que quero para mim no futuro. Depois de pensar muito, juntar fatores, ouvir opiniões, e ler muito sobre a profissão, finalmente decidi que serei NUTRICIONISTA. E queria compartilhar com vocês, meus leitores, um pouco sobre essa Profissão tão queria e eficiente.

Então, vamos lá.

Alimentar-se bem e de forma saudável, englobando toda uma variedade nutricional, pode ser privilégio de poucas pessoas, sobretudo no Brasil, onde o custo de vida ainda é muito alto. Paradoxalmente, essa premissa sofre contradições quando se observa que o nutricionista vem se destacando a cada dia pela sua competência profissional e capacidade de proporcionar ao cidadão uma maior qualidade de vida através da escolha adequada dos alimentos. Criada em 1939, a profissão tem conquistado uma crescente representatividade, contando atualmente com 42 mil nutricionistas, concentrados, principalmente, no sul e sudeste do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nutricionista é o profissional que atua fazendo estudos nas áreas de Ciência da Nutrição e Alimentação, para poder orientar, intervir e modificar a dieta dos seus pacientes.

O Nutricionista examina separadamente o histórico e aspectos de saúde de cada paciente e desenvolvem dietas específicas para o metabolismo de cada um deles.
A profissão de Nutricionista teve sua regulamentação atualizada pela lei nº 8234 de 17 de setembro de 1991. De acordo com a Lei, o nutricionista está apto a exercer funções técnicas, administrativas, educativas, de assessoria, consultoria e de pesquisa, podendo atuar nas áreas de Nutrição Clínica, Nutrição Experimental, Nutrição em Saúde Pública, Administração de Unidades de Alimentação, e Nutrição Esportiva.

Grade Básica do Curso de Nutrição:
• Psicologia
• Pedagogia Aplicada à Nutrição
• Dietoterapia
• Bioquímica
• Fisiopatologia da Nutrição
• Microbiologia
• Estatística
• Fisiologia
• Anatomia
• Dietética


Particularmente, vou me empenhar mais na parte Dietética, que seria mais a ‘minha área’. Em próximas postagens pretendo escrever só sobre essa parte da Nutrição.

Aspectos Favoráveis da Carreira de Nutrição:
O nutricionista hoje em dia tem encontrado boas oportunidades de trabalho em diversos setores tais como hotelaria, fast-food, academias de ginástica e clínicas de estética. Hoje em dia há também boas oportunidades de trabalho em empresas que investem na qualidade de vida dos empregados montando restaurantes internos, estes sempre dirigidos por nutricionistas. Escolas particulares, em sua maioria, têm um Nutricionista para dar um ‘apoio’ nos alimentos que os alunos consomem dentro e fora da escola.

Aspectos Desfavoráveis da Carreira de Nutrição:

Apesar da crescente valorização do nutricionista no mercado de trabalho, com a abertura de novas áreas de atuação, a profissão passa por algumas fases de ajustes, sobretudo salarial. E sofre também com a grande concorrência de bons profissionais espalhados pelo Brasil e pelo resto do Mundo.

Mas convenhamos, num Mundo onde a obesidade é cada vez mais comum entre as pessoas, quanto mais Nutricionistas capacitados, melhor!

Bom, por enquanto é isso. Nos próximos artigos prometo mostrar todas as áreas de atuação de um Nutricionista com detalhes.
E vocês, o que acham dessa Profissão?

Abraços.


Vinicius Gabriel.
_________________________________________________________________________________

Estamos participando do prêmio TOP BLOG, quem puder dar aquela forcinha, ficaremos muito agradecidos! É simples, basta clicar na imagem (abaixo), clicar em VOTAR, preencher os campos necessários, e depois confirmar voto pelo seu e-mail. Agradecemos desde já. Obrigado!



52 comentários:

Unknown 4 de julho de 2009 às 00:43  

Eu acho essa carreira muito complicada, nãp é minha área >.<


Mas bom texto, bem explicativo !

Dayane Pereira 4 de julho de 2009 às 00:57  

Esse ano eu fui em uma nutricionista. Nunca tinha passado e como comecei academia, fui. Me ajudou muito, uma dieta que não foge da minha realidade e isso é ótimo, nem é tão dificil como pensei. bela escolha!
Ahh, votei la!
bjs

Anônimo,  4 de julho de 2009 às 00:59  

é por ai mesmo


mastaste a pau zuandoo inter!!!

viva o corinthians hehehe

dalhe gremio

Sr.Narrador 4 de julho de 2009 às 01:25  

Poxa cara, agora vc me pegou, vamos dizer que sou aquele tipico acomodado que não pratica exercicios fisicos e nem tem uma dieta balançeada ?? rsrs... Sei que isso pode me prejudicar mas, eu ainda pretendo praticar exercicios. Mas tipo, a profissão é legal, muita gente realmente precisa, por exemplo se nao tivesse dicas de nutricionista na net, quem iria se salvar pela net?? rsrs... Legal o post!!

Daniela Lima 4 de julho de 2009 às 02:04  

Ai, queria ter a certeza que quero ser algo assim também, rs.
Fiz estágio em um hospital e os nutricionistas não eram legais... seja um nutrio legal, ok? rs

boa sorte na profissão...
nada melhor do que fazer o que gostamos, pra desempenharmos um bom papel :))

;*

http://fiz20esurtei.blogspot.com/

Saulo Lopes 4 de julho de 2009 às 02:04  

É uma carreira muito complicada mesmo, dá pra mim não, rsrs...


Gostei do teu blog, é bem bacana!

Visite-me se não for muito incômodo.

http://saulolopes.blogspot.com

Abraço

Friends Forever 4 de julho de 2009 às 02:24  

Otima profissão, particularmente amo, até pq estou no semestre de Pedagogia, e minha monografia é sobre Pedagogia baseada na nutrição escolar, o que eu penso, que tantas crianças obesas precisam de tratamento, mas preincipalmente as que não têm o que comer...e por isso vão á escola para lancharem, por a importancia de um nutricionista escolar, reforçando aqui a idéia da minha monografia...onde tiver um pedagogo terá também que existir um psicologo e um nutricionista...

Yes^^

Vlw

Otimo Blog

Gabriela Moura 4 de julho de 2009 às 02:30  

eu super valorizo o cuidado com a saúde, por isso desejo boa sorte, achoq foi uma escolha certa :)

Edi 4 de julho de 2009 às 03:05  

Mto boa escolha, sou formada em educação física e adoro trabalhar com nutricionistas, eles são essenciais para uma boa dieta, tanto para ganho de massa quanto para emagrecimento, qdo se tem um bom nutricionista os alunos alcançam seu objetivo mais rápido!!!

Renan Barbosa 4 de julho de 2009 às 05:29  

Nuss legal kara é muito bom quando a gente descobre o que quer seguir bela profissao.
Fiz um curso pelo senac faz um tempo mas isso naum é pra mim
se tem alguem q come totalmente errado esse alguem sou eu sem horario pra nada e gosto de tudo que naum faz bem a professora fazia uma mistura loka lá tudo muito horrivel...hehe
nuss quase um texto to meio ligadaum hj hehe parabéns kara abraxxx!!!

Mr. Boa 4 de julho de 2009 às 12:24  

É a escolha certa...

^^

Parabéns pelo blog...

té mais

Rodrigo 4 de julho de 2009 às 12:50  

Parabéns excelente escolha
Eu por ser também um cara que pratica esporte sei o quanto esse ramo é importante, principlamente alguem que se importe com nutrição esportiva pois não é facil achar alguem com essa especialização.
Já aproveito para agradecer po comentário que fizeram no meu blog quando falei sobre a Corrida da Adidas Inverno. O Site tem um post novo que fala sobre a série The 4400 se quiser passar e dar uma olhada
Atée

Lizzie Haubert 4 de julho de 2009 às 13:04  

Não é muito a área que eu pretendo fazer mas tipo o texto ta bem explicativo e ficou bem legal pra quem pensa nessa carreira ;)

Anônimo,  4 de julho de 2009 às 13:13  

Fala Vinicius! Considere-se eleito para o top blog tudo bem? rsrsrs Abraços!

Rafael Andrade 4 de julho de 2009 às 13:21  

Boa escolha!!! Uma profissão muito instigante, se eu não fosse historiador eu escolheria o ramo de alimentação também, porém não nutricionismo, eu faria gastronomia. Sobre a desvantagem do salário, nãi liga e segue em frente, pois quem faz seu salário é você, se você for bom no que faz e se dedicar na Faculdade você receberá muito bem.

Breno Bastos 4 de julho de 2009 às 15:00  

Falo até enquanto profissional da saúde: se não se é médico, não se é ninguém nessa área.

A população não reconhece as outras categorias. Assim, os Conselhos de enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia, ..., tentam a cada instante se estabilizar numa cultura que é predominantemente médica. As pessoas vão num endocrinologista porque ele é médico, assim o nutricionista não recebe por aquela consulta. O mesmo ocorre nas consultas de enfermagem, fisio, psicologia, entre outras. O médico cura; as outras, são apenas paliativas

Essa mentalidade cultural me fez sair da enfermagem. Atualmente, trabalho na filosofia e sou muito mais feliz.

Unknown 4 de julho de 2009 às 16:27  

deve ser bom cara, ainda mais trabalhar com disturbios alimentares. hsauhasu. (a psicologia me persegue, esquenta não).
que bom que tu decidiu o que quer fazer, eu acho que ainda nao decidi. hahah

Abraço

João Paulo 4 de julho de 2009 às 17:02  

Só espero que seja feliz!

Edi 4 de julho de 2009 às 17:28  

Voltei... rsrs
Obrigada pelo comentário lá no blog,
também acho q ed física e nutrição estão bem ligados...

Unknown 4 de julho de 2009 às 19:12  

a carreira é legal, desejo-lhe sucesso na carreira,
atualmente está havendo um boom de
carreiras antes menos valorizadas,
como fisioterapia e nutrição.

good lucky

visite-me

http://arthurmelo92.blogspot.com/

http://thinkkabout.blogspot.com/

Edi 4 de julho de 2009 às 23:49  

Para não dar calotes, eis-me aqui novamente... rsrs

Ben Oliveira 5 de julho de 2009 às 00:23  

Boa sorte ! Eu fiz 3 semestres de nutrição, mas parei para tentar medicina e não deu certo! Mas é uma área que eu gostava muito, entretanto não me vejo mais nisso.
É uma área muito interessante e que tem muito a ensinar e crescer, pois muitas pessoas ainda são relutantes em ir a nutricionistas, mesmo quando suas saúdes estão em risco.
Aproveita cara, é uma área muito legal e se prepara pra aguentar as garotas tagarela, rss! Tem muitaaaaaaaaas garotas na sala, homem é sempre minoria no curso.

Ben Oliveira 5 de julho de 2009 às 00:24  

Uma dica, faça todos os cursos possíveis relacionados a área. Eu nos dois primeiros semestres, tinha mais certificados que os meus veteranos... E me sentia privilegiado :P Afinal, conhecimento nunca é demais, né?

. 5 de julho de 2009 às 00:54  

Olá! Olha eu aqui comentando sem passar na comu... =P isso que é seguidora fiel hahaha
Vamos ao comentário né? rs
Que legal a sua escolha, é uma área muito importante. Como o Ben Oliveira disse vc pode ir fazendo cursos relacionados na área e ficando cada vez mais forte no assunto.
Sem contar que o interesse em fazer outros cursos além de ajudar vai criando mais espectativas...
Sucesso pra vc! Que Deus ilimine se caminho sempre!!!
Bom domingo!
BjOs^^

Ben Oliveira 5 de julho de 2009 às 00:55  

haha :)
Opa votei no topblog de vcs :P Se puderem retribuir ia ser legal...
Mas então, cara é uma sensação muito louca, tipo para alguns caras deve ser até legal estudar numa sala cheio de garotas, mas TODOS OS DIAS? POR 4 ANOS?
É LOUCURA...
FOFOCAS.. FALAÇÃO e por aí vai. parece 'galinheiro'

dady 5 de julho de 2009 às 01:08  

meu metabolismo permite q eu coma de quase tudu, quase msm pq eu nao abuso faço muito exercicios dança etc, que bomq vc escolheu essa carreira muita garotas precisam, assim diminue bulomia etc..
bejos

Gabriela Moura 5 de julho de 2009 às 04:55  

não é dificil comentar no seu blog, pq seus textos sao mt legais, eu venho aqui com muito gosto :)
ps: achei super fofa a sua foto com sua namorada no perfil *.*

ah meu, não rola dormir antes das 5 hj UHAUHAUHAAHU
dominguera num tem nada pra fazer memso, aproveito e durmo a tarde xD

Marton Olympio 5 de julho de 2009 às 13:28  

Parabéns.
E felicidade na sua carreira.

Anônimo,  5 de julho de 2009 às 13:29  

Nutricionismo é realmente uma área curiosa, mas na certa não é meu forte. Nunca fui muito ligado a alimentação e conhecimento "nutriciológicos", por assim dizer. Talvez eu ficasse com psicologia ou publicidade.

Abraço!

E.JOLLO 5 de julho de 2009 às 13:38  

Acho Super Interessante essa área, porém é dificil demais...prefiro Informática e Tecnologia...mas o seu blog ta bacana! abraço...

E. JOLLO (Tecnologia Ilimitada )
http://tecnologiailimitada.blogspot.com

Pobre esponja 5 de julho de 2009 às 14:38  

Não levo jeito, mas óbviamente é uma profissão que tende a crescer (vide as taxas de má alimentação, colesterol e obesidade que acercam a modernidade)

abç
Pobre Esponja

Pobre esponja 5 de julho de 2009 às 14:40  

Se quiser fechar parceria, é só me avisar que colo seu banner.

abç
Pobre Esponja

Vini e Carol 5 de julho de 2009 às 16:46  

Amooor,

Sabe, eu fiquei muito feliz quando você disse que quería fazer Nutrição, tirando a parte das meninas é claro ¬¬
Acho que você vai se dar muito bem nessa carreira, entre outras que você também sería ótimo.
Espero que nós nos demos muito bem no que escolhemos que meio que a gente decidiu ao mesmo tempo né =]

Beijos amor ♥

CáH

Ericritico 5 de julho de 2009 às 17:09  

Cara preciso ver um nutricionista ticamos que eu to meio fora de forma!
Rsrsrsrsrs


Mas é uma profissão muito importante parabéns!!!!

Saci Pirata 5 de julho de 2009 às 17:19  

Boa sorte, eu ainda não sei o que serei, só blogueiro por enquanto :D
Abração do Saci e sucesso!!!

Unknown 5 de julho de 2009 às 18:42  

Blogueiro eternamente eu ! \O/

Edu Chaves 5 de julho de 2009 às 18:53  

o estranho é que existe nutricionistas gordos, mesmo eles sabendo de tudo isso aê. Eu conheço uma... hausahsahsa

At 5 de julho de 2009 às 18:56  

Que legal :)

eu ainda nao conseguir dicidir a minha,

nao gosto muito da area da suade, acho q na hora de trabalhar, tem que ser dobrado :~

é carga viu!!!

mas nutrição eu acho mais tranquiloz, mas nao deixa de ser!

JhOnnyMasteR 5 de julho de 2009 às 19:39  

Bem experimental,' ksopkspokspo'
pow, por um ponto é até verdade neah!?

KGeo 5 de julho de 2009 às 20:02  

boa sorte na sua profissão

Vêh 5 de julho de 2009 às 20:03  

Muito legal! Também gosto de me alimentar bem, até virei vegetariano por isso. Só não faço nutrição pq o cinema fala mais alto!

http://sobrenomeamor.blogspot.com/

Lucas Argenta 5 de julho de 2009 às 20:30  

Bom texto, pra quem quer seguir essa profissão..
Visite: http://canalstandup.blogspot.com/

Andy 5 de julho de 2009 às 20:45  

Parabéns pela escolha e boa sorte na profissão!
;]

Inez 5 de julho de 2009 às 20:50  

Nutrição tem um bom mercado de trabalho, sua participação é exigida em hospitais, clínicas, indústrias e empresas que mantenham restaurantes para funcionários, entre outros.

O pensador 5 de julho de 2009 às 21:11  

Eu acho uma carreira com boas perspectivas de crescimento nos próximos anos, principalmente com essa geração saúde em detrimento da geração fast food.

Até mesmo se você escolher licensiatura consegue ter um bom salário lecionando em algumas faculdades, mas lembre-se, cabe sempre ao profisisonal ter um diferencial e se qualificar cada vez mais.

O mercado é amplo e de pleno crescimento.

Tammy Diktiva 5 de julho de 2009 às 22:20  

adorei o texto...muito bom
Parabéns espero q sua carreira seja brilhante ok? ;)

Spertnez 5 de julho de 2009 às 22:21  

Se todos pesquisassem assim antes de escolher um curso não haveria tantas desistências nas faculdades.
Você já esta quase um nutricionista mesmo antes de ser um! :)


Boa sorte!

Anônimo,  6 de julho de 2009 às 15:49  

conheço várias meninas que fazem Nutrição...
algumas pensam q vão manter o corpitho em dia se fizer, desistem no primeiro ano.

Frida 7 de julho de 2009 às 18:52  

Ah,nunca tinha me aprofundado nessa profissão,porque minha área mesmo é a Psicologia (: Mas é muito interessante pra quem curte mesmo esse tipo de trabalho. Boa sorte,se é isso mesmo que deseja =)

Leo Pinheiro 10 de julho de 2009 às 04:24  

Cuidado com o curso superior que vc escolher, amanhã seu diploma poderá não valer nada... Segundo o STF!

Macaco Pipi 17 de julho de 2009 às 04:10  

FAÇO MARKETING E RECOMENDO!

  ©Template by Dicas Blogger. - Alterado por Vinicius Gabriel. - S c h r a u b l e s - No ar desde 01/06/2009.

SUBIR