terça-feira, 14 de julho de 2009

Qual a maior torcida?

Na semana passada, o jogador Ronaldo, do Corinthians, criou uma polêmica ao questionar se a torcida do Flamengo é mesmo a maior do Brasil. Pesquisando na internet, consegui dados não só apenas de torcidas do Brasil, como no Mundo todo. Hoje irei postar algumas pesquisas já feitas sobre as maiores torcidas do Brasil.


O Ibope, instituto líder no Brasil, sob encomenda do jornal Lance! Pesquisou em Outubro de 2004. Ouviu 7.300 pessoas de todas as regiões do país e o resultado foi o seguinte:

1º Flamengo - 18,1% - 33,0 milhões
2º Corinthians - 13,2% 24,0 milhões
3º São Paulo - 7,3% - 15,3 milhões
4º Palmeiras - 6,5% - 11,8 milhões
5º Vasco - 5,5% - 10,0 milhões
6º Cruzeiro - 3,7% - 6,7 milhões
7º Grêmio - 3,5% - 6,4 milhões
8º Santos - 2,7% - 4,9 milhões
9º Internacional - 2,6% - 4,7 milhões
10º Atlético Mineiro - 2,0% - 3,6 milhões
11º Botafogo - 1,5% - 2,7 milhões
12º Fluminense - 1,2% - 2,2 milhões
13º Bahia - 1,1% - 2,0 milhões
14º Sport - 1,0% - 1,8 milhões
15º Vitória - 1,0% - 1,8 milhões
16º Remo - 0,7% - 1,3 milhões
17º Paysandu - 0,6% - 1,1 milhões
18º Atlético Paranaense - 0,5% - 0,9 milhões
19º Santa Cruz - 0,5% - 0,9 milhões
20º Coritiba - 0,3% - 0,5 milhões

Na época o Brasil tinha 182 milhões de habitantes. Por isso, a pesquisa indicava aproximadamente 33 milhões de rubro-negros e 24 milhões de corintianos. A população brasileira hoje, segundo o IBGE, é estimada em 191 milhões de pessoas. Assim, segundos os números do Ibope, o Flamengo teria hoje 34 milhões e 570 mil torcedores. Os corintianos seriam 25 milhões e 200 mil.



O Instituto Datafolha, em novembro de 2007, fez a mesma pesquisa e encontrou resultados semelhantes. Mas com um detalhe: não havia casas decimais. Os resultados foram arredondados na divulgação. Foram ouvidas 11.700 pessoas, em 390 municípios, de 25 estados brasileiros. Veja só:

1º Flamengo - 17%
2º Corinthians - 12%
3º São Paulo - 8%
4º Palmeiras e Vasco - 6%
6º Grêmio - 4%
7º Cruzeiro e Inter - 3%
9º Atlético MG, Botafogo e Santos - 2%
12º Bahia, Fluminense, Sport e Vitória - 1%

Projetando estes números do Datafolha para a população brasileira atual, teríamos hoje 32.470.000 rubro-negros, enquanto contaríamos 22.920.000 torcedores do Timão. Duas nações, de fato.


A pedido da Editora Ática, o Gallup, maior instituto de pesquisas do mundo, também fez o seu trabalho sobre o tema. Mas o resultado é muito conflitante com as outras sondagens. Isso porque o instituto abordou a questão de um modo diferente, tentando descobrir o verdadeiro torcedor, que acompanha o seu clube e o futebol, e não apenas aquele que afirma simpatizar com alguma agremiação. Foram entrevistadas 34 mil pessoas, em 1.913 cidades, incluindo todas as 27 capitais, no primeiro semestre de 2008. Veja só o que apontou o placar final:

1º Flamengo - 9,91%
2º Corinthians - 8,93%
3º São Paulo - 7%
4º Palmeiras - 6,9%
5º Vasco - 6,8%
6º Grêmio - 6,7%
7º Bahia - 5,3%
8º Cruzeiro - 5,29%
9º Atlético MG - 5,27%
10º Inter - 5,11%
11º Fluminense - 3%
12º Botafogo - 2,99%
13º Vitória - 2,8%
14º Sport - 2,7%
15º Goiás - 2,1%

Enfim, todas as pesquisas mostram que o Flamengo tem sim a maior torcida do Brasil. Maaaas, o que adianta ter a maior torcida do Brasil, se a caravana deles é de van?
Nunca trouxeram mais de 10 mil torcedores em um estádio de São Paulo.
Eles nunca farão uma invasão aqui em Sampa, como já fizemos no Rio. É uma torcida de 'moda', FATO!

Uma curiosidade: Algum de vocês, alguma vez, já foi entrevistado pelo Ibope, DataFolha, ou qualquer outro órgão de estatística e censo sobre qual time torce, em quem irá votar e etc.? Pois eu não.

Abraços á todos.

Vinicius Gabriel.
____________________________________________________________________________________

Estamos participando do prêmio TOP BLOG, quem puder dar aquela forcinha, ficaremos muito agradecidos! É simples, basta clicar na imagem (abaixo), clicar em VOTAR, preencher os campos necessários, e depois confirmar voto pelo seu e-mail. Agradecemos desde já. Obrigado!



93 comentários:

Macaco Pipi 14 de julho de 2009 às 15:21  

Ê MEU PALMEIRAS! :P
JA SABIA DA POSIÇAO..MAS NAO DOS NUMEROS...

yas (!) 14 de julho de 2009 às 15:27  

Ops..
ah torcida do Flamento é a maior do Brasil então?!
aff´s

Muito legal o blog*

Jonathan 14 de julho de 2009 às 15:27  

Sim, flamengo tem a maiór torcida do País, Ronal está falando merda, não sou flamenguista, sou Tricolor(Fluminense) Mas o flamengo tem sim a maiór, o ronaldo deve ter achado que o Timão tem a maior torcida por causa dos travestis dele..., Imbecíl esse Ronaldo, eu acho ele muito falso.

Lucas Lins 14 de julho de 2009 às 15:29  

hehehe desculpa aí... mas a maior torcida do mundo é a do São paulo... talvez não por número... mas sim com a união e organização q nós temos ! todos unidos por um ideal ! fui !

Cara... pior é q a culpa é d uma grande porcentagem de pobre conformado q não sabe votar e nem se rebelar qdo é preciso ! num tem jeito c agente deixa os governantes nos darem 1 tapa, eles vão dar mais 2, 3, 4 qtos eles quiserem !

Por Favor, comenta no meu também ok ?

http://www.escolhaopcional.blogspot.com

Até + !

Rosangela A. Santos 14 de julho de 2009 às 15:33  

Eu não entendo muito de futebol ... mas alguns amigos falam que corithiano se acha em qualquer buraco .. rsrsrsr

Não me levem a mal são palavras de corithianos ...srsrs

Abç

Anônimo,  14 de julho de 2009 às 16:03  

é nóis pelos buracos kkkkk
depois de todas essas informações eu só tenho uma coisa a dizer
TIMÃO EO

Macaco Pipi 14 de julho de 2009 às 16:06  

e digo mais: CHUPA CORINTHIANS!

Jaime Guimarães 14 de julho de 2009 às 16:38  

Olá!

Bom, esse negócio de "tamanho de torcida" eu nem ligo. Se o futebol brasileiro fosse minimamente organizado, seria uma mina de ouro para os clubes.

Mas quem quer ir a estádios caindo aos pedaços, com banheiros fedorentos e com ingressos caros para o que se oferece?

O Flamengo tem a maior torcida do Brasil mas pouco aproveita este potencial, diferentemente do que é feito no Real Madrid e Barcelona, apenas para citar dois exemplos; o Santos teve Pelé ( e ainda tem, vivinho) mas não soube aproveitar o potencial inclusive de torcida conquistada nos anos 60/70 e que só retomou uma molecada agora no começo do séc.XXI.

Mas é isso. Não acredito em pesquisas de IBOPE, Gallup, Datafolha, nunca fui entrevistado e nem conheço alguém que já foi, mas basta rodar pelo Brasil, sobretudo no NE, que percebe-se a grande quantidade de flamenguistas.

abs!

Tainã Freitas 14 de julho de 2009 às 16:39  

Opa! que bom que, mesmo com a "crise", o tricolor mantem ao menos o titulo de terceira maior!
algo pra nos vangloriar!
abraço!

Unknown 14 de julho de 2009 às 16:54  

é mano, tem gente no país todo que torce pro Flamengo. ( o pq disso eu não sei, alias o Adriano não escuta KKKKKK, mas domingo ele me ouviu), auhaush

o Corinthians tbm tem uma torcida grande, mas não tão como o Flamengo que tem torcedor até no Acre :~

o meu tá lá em quarto, não sai de lá nunca ! uashauhs

Ps: ficou bom esse novo lay fera ;)
eu curti, ficou mais a cara do teu blog.

abraço
Lucas Alsil.

Anônimo,  14 de julho de 2009 às 16:56  

Bacana, nao curto muito futebol, mas achei a informação legal!^^
Eu particularmente nao sabia!

bjus

Anônimo,  14 de julho de 2009 às 17:39  

Esqueci de dizer o dono dos filhotes eh sim de BH e a boa notícia é que todos ja foram adotados!
Bom neh?!?!
Obrigada pela intenção!:DDDD

Álvaro Neto 14 de julho de 2009 às 17:42  

Realmente a maior torcida do Brasil é a do Flamengo. Mas quando eles trouxeram 15.000 torcedores que seja pra SP?
A torcida deles pode ser maior em numero, mas todo o Flamenguista fora do Rio torce pro fla e mais algum time....
Quantidade X Qualidade.... e ja foi dito por diversos jogadores de outros times que TODO TIME QUERIA TER UMA TORCIDA COMO A DO TIMÃO.

É nois!

Glayce Santos 14 de julho de 2009 às 18:02  

Olá! Então, deu polêmica esse papo, né?! Não acho -realmente- que o Ronaldo está errado, mas... IBOP é IBOP! A melhor torcida é a que está em 3° lugar! rs São Paulina até morrer...

Me diz, não tem banner deste blog? Queria levar pro meu barraco.

Beijos, Casal! =)

adenilson 14 de julho de 2009 às 18:31  

tricolor êo ..
rumo a segunda colocação
o;
mais dois titulos em 4 anos...em 2014 teremos o dobro disso ai
kkkkkkkkkkkk

bom atualizei o blog e postei as respostas das bandas lá..
brigado por ter colaborado lá e sempre será bm vind...

www.bocadekabide.blogspot.com

abraço e ótima quarta

ps.:ronaldo bestão!

Marcus 14 de julho de 2009 às 20:56  

tem uma explicação, muitos torcedores do flamengo torcem pra 2 times, tipo para o são paulo e para o Flamengo, agora o corinthiano, só é corinthiano!

Guttwein 14 de julho de 2009 às 21:32  

Eu que vivo essa realidade de torcida organizada tenho uma opinião que ibope nenhum vai poder constatar!
Uma realidade a la "The Real Football Factory".

Quem vai em caravana sabe o que acontece e que esse negócio de números, qod se trata de torcida organizada, pouco vale!.

http://www.youtube.com/watch?v=0LpCyAufndM

De qualquer forma, pra os incrédulos, que preferem números a realidade "da pista", façam bom proveito... E continuem na sua realidade de Payper View que está de ótimo tamanho...rs ¬¬

Né não Vini?! ; )

Nataly Callai. 14 de julho de 2009 às 22:33  

Tá, eu não tenho time. Mas apartir de agora sou coritiba, fiquei com pena haha lá eu devo fazer diferença.

: **

. 14 de julho de 2009 às 22:35  

Corinthians écaaa, deveria de ter menos torcedores, mas como o ser humano gosta de ser sofredor...
kkkk
BjOs^^

Lucas dos Santos 14 de julho de 2009 às 22:42  

Palmeiras tem mais torcida que Vasco e São Paulo[FATO]

ImagArte 14 de julho de 2009 às 22:44  

Nossa, fantastico sua publlicação de hoje. É Amigos, comprovada aí que a maior torcida do brasil até o primeiro semestre de 2008 pelo menos, é do flamengo. Bom e eu nunca fui parado em alguma pesquisa dessa natureza.
E é isso, Até Mais!

Anônimo,  14 de julho de 2009 às 22:45  

Sinceramente, não ligo muito para isso. Há também outra polêmica entre Palmeiras (time que eu torço fanaticamente) e a do São Paulo por alegarem não estar corretas a porcentagem que leva o Palmeiras a ficar em 4º em torcida. Mas o grau que gosto de atribuir é o de paixão, e isso eu sei que os torcedores palmeirenses vão muito bem. Quanto à polêmica, o Ronaldo que começou quando ainda puxava saco para o Flamengo.

Abraços!

Alan Salgueiro 14 de julho de 2009 às 22:47  

Não confio muito nessas pesquisas, mas é bom saber que o Flamengo tá na ponta.

Carlos Vin 14 de julho de 2009 às 22:48  

Cara, o Bahia tem uma torcida fanatica, imensa e historica... Eu sabia que ela estava entre as maiores do Brasil, pensava que ela estava melhor colocada, pela historia e pela paixão que a torcida do Bahia investe... Mas é isso aí..

Um abraço!

Anônimo,  14 de julho de 2009 às 22:51  

toda torcida fanática a ponto de brigar à tapas e socos pelo seu time, é ridícula.

Adriano Viana 14 de julho de 2009 às 22:51  

Eu nunca foui perguntado!! A pesquisa e feita com determinados numeros de pessoas am cada estado, e claro que no nordeste o flamengo ganha " Pela a falta de informação do povo de la! Mais e em sp que eo maior estado,em população! Essas pesquisas não vale de nada! Que diria que o Kassab ganharia? Nenhuma pesquisa apontou a vitoria dele!

Habib Sarquis 14 de julho de 2009 às 22:56  

Bom questionamento vc fez no final do post. Eu também nunca fui questionado sobre o Data folha ou essas pesquisas. Coringão a segunda maior do Brasil , mas a primeira em emoção e em lotação de estádios.

Blog: Cultura Dinâmica - www.culturadinamica.wordpress.com

Anônimo,  14 de julho de 2009 às 23:02  

bom, eu sou suspeita pra falar já que sou flamenguista doente...

E eu já fui entrevistada em uma das últimas eleições. Não lembro qual órgão agora.

beeijo!

Luciana

Diego Janjão 15 de julho de 2009 às 00:23  

e dá-lhe curinthia!

mano,seu blog é um dos melhores da blogsfera!

Marton Olympio 15 de julho de 2009 às 00:26  

O que não é o despeito e bairrismo paulista.
A burrice cega.
Nossa.

NescauZin 15 de julho de 2009 às 00:32  

hehehe, a cada 10 pessoas que nascem no mundo 5 são flamenguistas, 2 corinthianos e 3 são São Pauliones Gays e Emos ^^

www.allersonblogger.blogspot.com

Cabruske 15 de julho de 2009 às 00:34  

bem, pelo menos faço parte da quarta maior torcida do pais, segundo o ibope.

Mas eu nao levo em consideraçao a qntd e sim as pessoas q realmente vao aos estadios assitir seus times do coraçao.

Qndo puder, retribua visita:
http://planetacabruske.blogspot.com/

Anônimo,  15 de julho de 2009 às 00:48  

Flamengo é a maior torcida. É também a que mais enche estádios... Já viu as estatísticas??? Veja...
Não precisa discutir... É isso e pronto!
Abraço do Saci!

Anônimo,  15 de julho de 2009 às 01:08  

E desde quando tamanho de excursão de torcida faz o time grande?!

Torcida grande é a do Santos: 10 vezes maior que a população da cidade de Santos.

Unknown 15 de julho de 2009 às 01:09  

É inegável a profundidade de sua pesquisa!
rs
O mundo é do Flamengo!
Blog massa!

Fábio Pegrucci 15 de julho de 2009 às 02:21  

Acho que toda polêmica está no fato de o Flamengo ter uma enorme torcida FORA do Rio, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, que não são torcedores "efetivos".

Outra questão que é avaliada também é o poder de consumo das torcidas - para comprar produtos ou pacotes de tv a cabo, por exemplo.

Sendo São Paulo, de LONGE, a praça de mais "bala", o Corínthians é o queridinho da Globo: é a torcida mais "qualificada". Nisso, acho que até o São Paulo já supera o Flamengo ...

dmscontos 15 de julho de 2009 às 12:18  

Esse Ronaldo ive dizendo merda.

Luan Ribeiro 15 de julho de 2009 às 12:19  

Cara.. voce, corintiano, não vê a realidade no Rio. O Flamengo tem a maior media de publico do Brasil.. isso é indiscutivel. Assim como a maior torcida. Além da minha mãe, não conheço nenhum flamenguista que não seja fanatico.
Mas que se danem Flamengo e Corinthians. Eu só sei que o meu time tem a 5º maior torcida do Brasil. =D

Yaser Yusuf 15 de julho de 2009 às 12:35  

seguindo ...
Os meus seguidores estão logo abaixo do meu perfil, bem no começo da pagina do lado esquerdo!

FAGGH® 15 de julho de 2009 às 12:42  

e como fica a torcida do nosso querido 15 de piripiri ? a massa de 15 torcedores que vão estadio local em seus passat´s 86 ...queremos ser reconhecidos poh!
abrç

www.celebritypoke.blogspot.com

Unknown 15 de julho de 2009 às 12:45  

muito bom blogger, e outra coisa, quem é corintiano, não torce pra nenhum outro time! logo somos a maior nação orgulhosa!

Unknown 15 de julho de 2009 às 12:45  

muito bom blogger, e outra coisa, quem é corintiano, não torce pra nenhum outro time! logo somos a maior nação orgulhosa!

@juusep 15 de julho de 2009 às 12:56  

o que adianta ter a maior torcida, se o que importa é qualidade e não quantidade?!
e como eu ouvi falar por ai 'o corintias não tem uma torcida, a torcida do corintias tem um time!'
apesar de eu odiar o corintias, (palestrina lara laara ♫) a torcida do corintias me faz arrepiar quando começa a cantar nos estadios! vses são fodas!
suahsau' palmeiras até a morte <3!

palavras ao vento 15 de julho de 2009 às 12:57  

legal...mas com em são paulo tem os 4 melhores times do pais...e por isso que tem muita divisão de torcedores...

Maria Chuteira 15 de julho de 2009 às 13:09  

VINI MEU QUERIDO!

AMEIIIII O TEMA E ROUBEI A FOTO..RSRRS

CONCORDO COM TUDO QUE FALOU, NÃO ADIANTA TER UMA TORCIDA Q SO LOTA O MARACA! BORA TIMÃO!!!!hehe

E EU TB FIQUEI FELIZ EM VER QUE MEU BAHIA ESTÁ ALI ENTRE AS MAIORES, SOMOS SIM! APAIXONADOSSS APESAR DO NOSSO TIME NAO ANDAR BEM DAS PERNAS..RSRS

MTOS BJOS!

NescauZin 15 de julho de 2009 às 13:15  

Flameengoo, 2ª vez q ja comento mesmo post atualizaaaa ai ^^

www.allersonblogger.blogspot.com

@juusep 15 de julho de 2009 às 13:35  

aah esqci 'ñ se pd elogiar corintiano!' eles ficam se achaando!
shaushauhs'

Ricardo Matos 15 de julho de 2009 às 13:38  

SÃO PAULO,,, O MAIOR (KKK)
GOSTEI DAQUI!!!
:)
Abraços.

Daphne 15 de julho de 2009 às 15:12  

Oiii

EEEE eu sou colorada com mto orgulho, apesar dos ultimos jogos....

Uhm n sabia desses dados n...interessante...

Bem n me lembro de ter sido entrevistada algumas vez pelo ibope, ou qualquer outro...de onde saem esses resultados????

Bjos
brigada pelo coment!!!

http://meandmylifebydaphne.blogspot.com/

vitor Marques 15 de julho de 2009 às 17:25  

haha
que a torcida do flamengo e maior do brasil eu tenho certeza...
agora do mundo pode ser.

Unknown 15 de julho de 2009 às 17:33  

Mengão, porra!!!

Hehe

Ronaldo tá com inveja (recalcado). Ele mesmo sonha em terminar a carreira dele jogando no Flamengo.

Valeu =]

Anônimo,  15 de julho de 2009 às 17:42  

Eu desconfiava, mas legal saber disso!!!
Parabens pela postagem!!

Bruno Moura 15 de julho de 2009 às 17:49  

Primeiro eu acho q o veado do ronaldo ta falando isso pra se promover, ele acha q pode tudo. o Rei da cocada preta!
Dane-se.

GustavoSilva 15 de julho de 2009 às 17:52  

hahaha

em 2004 o santa cruz tinha mas torcida do que o coritiba!!

Unknown 15 de julho de 2009 às 18:01  

Pesquisa não é nada, eu não fui entrevistado, como muitos aqui também não foram ¬¬
Mas bom blog ae meu, parabens

Anônimo,  15 de julho de 2009 às 21:00  

CORIINTHIANS *---*

mfrank :) 15 de julho de 2009 às 21:05  

continuo sendo corinthiana! :) hehe'
adorei o blog..!

Erica 15 de julho de 2009 às 21:13  

Eu sou Vitória e pronto
;D

Andy 15 de julho de 2009 às 21:16  

Ah meu Mengão!!!!!
hehehehehe

mooh + 15 de julho de 2009 às 21:17  

Eu acho o Flamengo a maior torcida do mundo *--------------*

Diih 15 de julho de 2009 às 21:21  

a TROCIDA DO VERDAO PODE NAO SER A MAIOR MAS E A MELHOR DALE PORCO ..

Anônimo,  15 de julho de 2009 às 21:23  

kkkkk mesmo assim o ronaldo esta errado :DD

Fábio Flora 15 de julho de 2009 às 21:37  

Se torcida grande ganhasse campeonato, a China – com mais de um bilhão de "torcedores" – já tinha ganhado uma meia dúzia de Copas do Mundo, não? Saudações cruzmaltinas e sucesso com o blog!

CAMILA de Araujo 15 de julho de 2009 às 21:42  

SOU MAIS O VASCÃO!

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

CAMILA de Araujo 15 de julho de 2009 às 21:43  

SOU MAIS O VASCÃO!

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

JuANiTo 15 de julho de 2009 às 21:46  

Fala!
Bala pesquisa!e
Sou São Paulino porem de salvador e a torcida do Bahia é foda msm!
O Gordo falou besteira!
Abraço!

maands 15 de julho de 2009 às 21:51  

FLAMEEEEENGO!!!
adoreeeei seu blog!!
mto bom. suceeeesso!!

Aquela garota dos piercings e tatuagens.. 15 de julho de 2009 às 21:52  

oii :D
vim responder o comentário (anos depois haha). Se indentificou? deve ser mal de Andreense mesmo né?
E ahh! mesmo com os apesares, meu dia foi bom... ACHO.
e quanto ao teu pot? (só pra ser chata mesmo)
VAAAAI CURINTHIANS 4x2 ;D


beijos!

Pobre esponja 16 de julho de 2009 às 02:06  

O Ronaldo não deveria falar... jogador falando... tsc, tsc... Mas já que ele gosta, deveria falar qual a cidade brasileira que tem mais traveco...

abç
Pobre Esponja

Caio Magno 16 de julho de 2009 às 13:40  

Bom, Flamengo é o mais amado do Mundo, isso é fato comprovado.

Ponto.

TPR 16 de julho de 2009 às 13:52  

nunca partcipei de uma pesquisa.....dale gremio
pode ser que a toricda do corinthians tenha aumentado devido aos que nao se ligam em futebol e torcem pelo ronaldo por sua recuperaçao

pior é os times aqui de floripa
avai e figueirense que nem aparecem na pesquisa

J P F O X 16 de julho de 2009 às 19:48  

Só de ver que o Cruzeiro está na frente do CAM em todas as pesquisas, eu já fico muito satisfeito. Falando em Ronaldo, ele tá fazendo média com os corintianos. Até ele sabe que falou uma grande besteira.

Master 17 de julho de 2009 às 23:07  

E dale Mengão !

Haja oque houver, flamengo em primeiro, faça um post sobre titulos mundias, pq para mim, tem que ser eslarecido e falar que esses titulos do corinthians, palmeiras efluminense é tudo palahaçada :D vlw

Master 17 de julho de 2009 às 23:08  

http://garfieldecalvin.blogspot.com/

Marciano Gomes 18 de julho de 2009 às 01:02  

ai ai....e meu Palmeiras só presta pra fazer raiva.....huahuahuahuah

Ataliba Leonel 18 de julho de 2009 às 01:12  

Caraca ! Na pesquisa da Átila o Santos nem aparece.... que fake isso heim ! Mas também tem o time mania que o Santos é um dos únicos times que consegue lucro e é o primeiro.... sei lá, o maior time do Brasil sempre será um tema polêmico.

Fábio Pegrucci 18 de julho de 2009 às 05:36  

Essas pesquisas deveriam ser todas refeitas no final desse ano. Com os títulos e o "fator Ronaldo", não duvido nada que a torcida do Corínthians supere, em números absolutos, a do Flamengo.

Thalita 18 de julho de 2009 às 08:46  

por isso q eu sou flamenguista....
mengão<3
http://thalita-gloss.blogspot.com/

João Mello 18 de julho de 2009 às 19:23  

óO Vascão lá figurando entre os 5!
"Vamos todos cantar de coração, a cruz de malta é meu pendão!!!"

Certo, certo...
mesmo vascaíno admito.
Flamengo primeiro, em torcida
Em garra, em gana, é o vasco.
Evolua, seja vasco

tO zuandoO
respeito e paz no futebol

http://listadeideias.blogspot.com

maands 18 de julho de 2009 às 23:34  

Oooi! UHUUUL. Flamengo é a maior torcida!!! nunca tive dúvida disso!! legaaal esse post. não curto mto futebol mas me interessei bastante agora! :D

Julio 19 de julho de 2009 às 00:00  

Nao adinta o timao tem a maior torcida e pronyo acabou!

Anônimo,  19 de julho de 2009 às 14:47  

Havia ouvido falar...o Corinthians tá quase lá!

Thiago César Lima 25 de julho de 2009 às 16:10  

Não importa o tamanho da torcida mas sim o que ela representa! d q adianta ser gigante mas se cala!!
por isso a galoucura não para de cantar!! O galo não tem a maior mas tem sem sombra de dúvidas a torcida mais vibrante e apaixonada do Brasil!!!

Uvirgilio 26 de julho de 2009 às 12:25  

O Bahia é uma grande torcida, a mais sofrida, a mais apaixonante e a mais fiel.

Luis Sapir 27 de julho de 2009 às 01:25  

O Ronaldo precisa fazer omkt dele!

Ele está certo, apesar de a do flamengo ser a maior

Anônimo,  31 de julho de 2009 às 03:16  

A pesquisa se baseia em dados estatísticos ,então não é preciso entrevistar todo brasileiro...
Todas as pesquisas mostram a mesma coisa,o Flamengo tem a maior torcida do Brasil e uma das maiores do mundo!

Isso é marketing do Ronaldo,que ficou com tanto medo de encarar a torcida do Flamengo no Maraca que fraturou o braço pra não jogar aqui...

Unknown 3 de agosto de 2009 às 16:02  

Na boa, a torcida do flamengo comparece fora de casa bem amis que qualquer uma, e não sou flamenguista...

Mas acho essas pesquisas totalmente fantasiosas e ineficazes.

NescauZin 7 de agosto de 2009 às 07:27  

tsc tsc tsc esses dados não são oficiais porque mtos traficantes morrem nas favelas de sampa, ou seja menos pro curitcha, mas já em Rj o trafico ta na boa, flamenguistas vivos =D, poem o Dadinho na lista ai, ops Zé Pekeno!

www.allersonblogger.blogspot.com

GustavoSilva 9 de agosto de 2009 às 23:11  

São paulo sempre sera 3° no ranking de torcidas...

Anônimo,  5 de março de 2012 às 22:15  

Bom,a torcida fo Fluminense é maior que a do Botafogo...
De acordo com estimativas recente o Botafogo represnaria 1,4%-2,9%,ou seja,cerca de 2,7 milho~es de torcedores...
O Fluminense teria 1,9%-3,3% milhões de torcedores,ou seja,cerca de 2,6-5 milhões de Torcedores!

  ©Template by Dicas Blogger. - Alterado por Vinicius Gabriel. - S c h r a u b l e s - No ar desde 01/06/2009.

SUBIR